sexta-feira, 18 de junho de 2010

Casquinhas na cabeça do bebê

Nossa que agonia kkkk

A 1ª vez que vi assustei. Ai pergunta pra outras mamães e olha na internet. Confirma com o pediatra e fica mais tranquila kkkk

Mesmo assim essas casquinhas não param de sair é muito esquisito e "nojento" kkk Parece caspa e é incontrolável o desejo de pentear até sair tudo kkk Tadinhos!!!

É com muita calma e paciência to passando óleo de amendoas 15 minutos antes do banho e dá-lhe pente kkk
O pediatra disse que as glândulas sebáceas podem ficar mais ativas quando não enxaguamos direito a cabecinha do bebê, excesso de sabonete ou xampu, recomendou usar apenas 2x por semana e nos outros dias só água. Mas a mania de deixar o bebê todo cheiroso, principalmente no cabelo kkk to lavando 1 dia sim outro não kkkk Teimosa kkkk

Elas ainda não sairam todas mas tá melhorando :)

Segue explicação da internet:


Casquinhas amareladas na cabeça do bebê.

A Crosta Láctea se caracteriza por casquinhas amareladas, branquinhas ou cinzas, fortemente agarradas ao couro cabeludo, ainda que ainda possam aparecer na frente, na testa, sobrancelhas, atrás da orelhinha do bebê ou em outras partes do corpo. Tem um aspecto gordurento, e, apesar do seu nome, não tem nada a ver com o leite.

Causas da Crosta Láctea
Mal que acomete principalmente os bebês com duas a doze semanas de vida, a crosta láctea é causada por glândulas sebáceas funcionando em excesso. Ativas demais, as glândulas formam óleo em excesso que, não tendo para onde ir, secam e se transformam em flocos.

E o problema só piora: os flocos obstruem os poros. Na tentativa de desobstruí-los, as glândulas passam a produzir mais óleo, causando assim uma verdadeira bola de neve. O resultado? Casquinhas na cabeça do nenê, que tanto apavoram.

Tratamento da Crosta Láctea
Seu pediatra pode estabelecer medidas higiênicas e de outro tipo que facilitem essa boa evolução. No plano caseiro pode facilitar seu desprendimento aplicando sobre a área afetada, óleo (preferencialmente mineral para evitar o cheiro e a coloração esverdeada que adquirem as escamas quando se usa azeite vegetal) e mantê-lo durante 15 minutos. Logo lavá-lo com um bom champú de bebês. Em casos mais resistentes, que já são competência do seu médico, pode ser necessário o uso de corticóides locais ou antimicóticos (substância que elimina os fungos que se relacionam com o desenvolvimento da Dermatite seborréica).

Quem está amamentando deve evitar o açúcar e as carnes vermelhas. Mas não basta apenas essa alteração no cardápio da mamãe. O bebê também precisa receber alguns cuidados, para evitar que as casquinhas (que mais se parecem com caspas) apareçam.

A principal forma de prevenir o problema é manter o couro cabeludo do nenê limpo e seco. Durante o banho, lave a cabecinha do bebê com um sabonete neutro, esfregando - sem muita pressão, é claro - para combater a oleosidade.

Seque minuciosamente a região, com uma toalha seca e felpuda. Para evitar o acúmulo de células mortas, use uma escova ou um pente para passar pelos fios de cabelo do seu filho, mesmo que sejam poucos.

Para uma limpeza mais eficaz - e para que os folículos de gordura não se acumulem - é recomendável que a mamãe esfregue um pouco de óleo de amêndoa na cabecinha do bebê.

Essa massagem, além de causar uma sensação gostosa em seu filho, ajuda na circulação e no desimpedimento dos ductos que podem se entupir de óleo.

Um comentário:

  1. Nem me fale nessas casquinhas...muito chato né amiga??
    e eu pensava que estava dando por causa do sabonete de glicerina!! é muito feio né? quem vê não entende que é uma coisa normal e deve pensar que agente não lava a cabecinha né??
    adorei a matéria e as dicas, tô passando o pentinho, mas confesso que é uma tentação pra rancar com a unha...hehehe
    minha mãe vive brigando quando fico tirando com a unha...kkkkkkkkkk
    gostei do negócio do signo, tmb sou cancer e o Bryan aries!!
    bjoos pra ti e pra Paola

    ResponderExcluir