segunda-feira, 5 de abril de 2010

1ª semana do bebe baby center

1ª semana de vida baby center

Como seu bebê está crescendo

O bebê passa a maior parte da primeira semana fora do útero acostumando-se ao novo ambiente. Depois de nove meses dentro do aconchego da barriga, tanto espaço, luz e barulho são grandes novidades, por isso certas crianças gostam de ser "embrulhadas" ou enroladas em mantas como se fossem um charutinho enquanto se adaptam.

Os braços e as pernas parecem um pouco curtos porque ainda estão um pouco encolhidos, mas vão se soltar à medida que seu filho se acostumar ao novo espaço para esticá-los.

A visão do recém-nascido é um tanto embaçada. Ele só consegue enxergar bem a uma distância de cerca de 45 centímetros, então mantenha seu rosto próximo quando o bebê estiver acordado, assim ele poderá admirar seu objeto preferido com mais nitidez.

A criança observa a mãe e o pai o tempo todo, memorizando seus traços e aprendendo a reconhecer suas vozes.

O nível de atenção do bebê ainda é bem pequeno, e a tarefa de se ambientar ao mundo externo ao útero já é estímulo suficiente para as próximas semanas. Não exagere, mas um móbile sobre o berço não fará mal e servirá para distraí-lo.

Sua vida: você é mãe

A ficha de repente cai: tem um bebê na sua vida! Ele é todo seu, mora na sua casa e depende inteiramente de você e de seu parceiro para supri-lo de amor e todos os cuidados.

Por falar em desenvolvimento, os recém-nascidos chegam a mamar a cada duas ou três horas. O leite de fato demora alguns dias para "descer" depois do parto, mas não fique encucada e na dúvida de se o bebê está recebendo todos os nutrientes de que precisa , já que o colostro, aquele líquido meio transparente, suprirá todas as necessidades iniciais dele.

Quanto ao umbigo e o coto umbilical, eles requerem cuidados simples, e você rapidamente aprenderá o que fazer para mantê-los limpos.

No caso de seu filho ter icterícia, siga as orientações médicas, e capriche na frequência das mamadas, pois a ingestão de bastante líquido ajudará a eliminá-la do corpo da criança.

Procure se cuidar também, especialmente se está com pontos no períneo ou se passou por uma cesariana. Confira algumas de nossas dicas para o pós-parto.

Seu bebê tem alguma marca de nascença? Procure saber do que se trata e se precisará de cuidados especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário