22 semanas baby center
Como seu bebê está crescendo
Seu bebê já se parece mais com um recém-nascido em miniatura. Os lábios estão mais formados, e os olhos se desenvolveram; embora a íris ainda não tenha pigmentação, as sobrancelhas e pálpebras estão no lugar certo.
O pâncreas, órgão fundamental para a produção de hormônios, está se aperfeiçoando rapidamente. Os primeiros sinais da dentição aparecem por baixo da gengiva. Mais cedo do que você imagina, seu filho vai estar nos seus braços.
Seu bebê é agora uma versão mais magrinha de um recém-nascido. Ele pesa cerca de 430 gramas, e mede um pouco mais que 27 centímetros no total.
O corpo do bebê tem as proporções certas, mas ele ainda vai ter de engordar bastante. Enquanto isso não acontece, a pele fica enrugada. Os lábios e os olhos estão formados, embora a íris (a parte colorida do olho) ainda não tenha pigmentos. O pâncreas, essencial para a produção de hormônios, continua se desenvolvendo.
Os primeiros sinais dos dentes já aparecem, debaixo da gengiva. O tempo passa rápido e, quando você se der conta, seu bebê já terá seu primeiro dente.
A essa altura, você deve ter engordado entre 5 e 7 quilos. A partir de agora, o aumento de peso deve ser de pouco mais de 200 gramas por semana. Pode ser que apareçam vontades súbitas de comer alguma coisa, e você pode notar um aumento na secreção vaginal, embora sem a presença de sangue. As duas coisas são normais na gravidez.
Como fica sua vida
Como você bem vê, o ganho de peso não pára -- a média é de 250 gramas por semana. Outra coisa é que seu apetite aumentou. É perfeitamente normal sucumbir à vontade de tomar sorvete de vez em quando, mas tente encontrar substitutos mais saudáveis se você só quer saber de comer bobagens o tempo todo. Quem controla o consumo de doces engorda bem menos na gestação.
Procure ter contato com bebês para ir se acostumando. Muitas mulheres se surpreendem com a cara de um recém-nascido ou acabam precisando de socorro urgente para trocar fraldas. E o contato vai ajudá-la a brincar de imaginar qual será a carinha do seu filho.
Talvez você sinta um aumento no corrimento devido ao maior fluxo sanguíneo na região vaginal. A necessidade de fazer xixi com frequência é outro efeito colateral da gravidez, porém não se esqueça de que as grávidas também são mais suscetíveis a infecções urinárias. Assim, se você desconfiar de que pode estar com cistite, não deixe de ir ao médico.
Sangramentos anais às vezes também ocorrem, especialmente se você estiver com hemorroidas. Veja nossas sugestões de como evitar a prisão de ventre para tentar não provocar hemorroidas.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário