quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dicas sobre enxoval (peguei no site do efamilynet)

Eu desde que era treinante e pensava em engravidar, participo do site http://www.e-familynet.com/phpbb/ ele ajuda a tirar dúvidas, dividir alegrias, tristezas, ansiedades e muuuuuita informação. Vale a pena!

Em um dos tópicos, li sobre o que se usa ou não no enxoval do bebê. Ia fazer um resumo mas nem precisei. Suere, obrigada pela colaboração, todas as mamâes que lerem com certeza agradecem.

Lembrando que aqui não tem minha opinião pois ainda não comprei nada do enxoval, agora que já sabemos que é a Paola que está na barriga da mamãe é que vou começar. As sugestões abaixo são de várias mamâes experientes.

"Gente, se tem uma coisa que nós mamães ou já temos ou aprenderemos a ter é: BOM SENSO. Então, ouçamos os conselhos e sigamos nossa intuição."

A MAIORIA DAS MAMÃES, ATÉ ESTA PARTE DO TÓPICO, DISSERAM QUE NÃO USARAM:
• Aspirador nasal (é muito útil quando o bebe está resfriado ou gripado
• capa para cadeirinha do carro
• cinta
• colchão do carrinho dizem que deveriam ter comprado um carrinho mais confortável
• conjuntos pagão pq sai tudo do lugar
• cortador de unha por insegurança algumas preferem tesourinha
• dedeira de silicone
• escorredor para mamadeiras preferem escaldar, enxugar e guardar logo
• Faixa para umbigo pq os pediatras não indicam
• Hipoglos dá alergia para alguns bebês, Bepantol e Demordex prevent são outras opções
• lixa de unha
• saco de colocar o bebê dentro pois parece que ele vai morrer sem se mexer
• macações e calças que vira o pezinho pois parece que fica com o pé preso, até o tamanho P compre com pé e depois, tamanho M e G compre sem, dependendo da época que seu bb vai nascer
• mantas e cobertores pequenos pq não dá pra cobrir o bebê no berço, além de perigoso para eles, eles não param quietos mesmo, se necessário agasalhe mais
• meia de lã Prefirem as de algodão
• Móbile para berço algumas reclamaram sobre barulhento, gastava mta pilha e não conseguir dormir
• Mordedor algumas dão preferência por paninhos de boca
• Não compre estoques de produtos como eu fiz compraram a linha toda da Natura depois o bb teve alergia e não pode usar
• Pacotes de Fralda RN Só se usa 1 pacote, claro que depende do tamanho do bebê
• Presilhas de cabelo para não engasgar
• roupas muito pequenas
• roupinhas de lã – inclui toucas dependendo do clima
• sapatos muito pequeninos indica-se meia com solado de borracha, o pé fica quentinho e não é fácil de tirar
• termômetro de banheira
• Travesseiro pq pode ser perigoso

ALGUMAS USARAM, OUTRAS NEM TANTO:

• Canguru/ Sling
• Banheira com pé pois há bebês que não param quietos no trocador e dependendo do tamanho do bebê, a banheira é usada bem pouco
• Bebê conforto usa-se, mas por pouco tempo dependendo do peso do bebê
• Tesourinha há quem diga que não corta direito e usa alicate de cutícula
• Roupas P depende do tamanho do bebê
• Fralda P
• Poltrona de amamentação (dúvida geral)
• Almofada de amamentar depois serve de apoio para o bebê sentar
• chupetas, se o beber chupar, de preferência ortodôntica
• Absorvente pra seios, depende da quantidade de leite da mãe
• Mosquiteiro p/ berço, varia do local, da existência de insetos e da alergia do bebê
• Kit higiene c/ garrafa térmica tem gente que usa em casa pra trocar a fralda com gaze e água e pra sair usa lenço umedecido
• bolsa beeeeeem grande as vezes tamanho médio a bolsa fica apertada de coisas, principalmente se nascer no inverno. Vai ter manta pra carregar, etc outro depoimento diz que bolsa grande é ruim, prefere Frasqueira da TIGOR - sem falar que alem de ser menor tem alça que da pra leva-la tipo carteiro e isso é essencial
• Trocador em cima da cômoda qdo o bebê mexe em tudo e pode cair num descuido
• Carrinho de passeio é caro e houve mães que disseram carregar o BB no colo outras disseram que não viviam sem o carrinho
• bico para mamadeira ortodôntico

PRATICAMENTE TODAS USARAM

• Body que tenha abertura frontal com botões de pressão pois o body que é inteiro é muito mais trabalhoso de vestir e às vezes deixa o bebê irritado com a demora - compre sempre macacões ou roupinhas com abertura frontal e com botões de pressão, são os mais práticos.
• brinquedos para pendurar no carrinho e no bb conforto
• cercado
• Lençol, só o de baixo
• cueiros para forrar o trocador e onde ele ficar
• fraldas de pano para enxugar o bumbum qdo trocar
• toalha forrada com fralda, mto mais macia
• mamadeiras
• protetor de silicone para o seio, caso rache
• colherinhas para papinha, remédios
• babadores
• Concha para os seios
• Cotonete pra bb aquele com a ponta de bolinha, mas as vezes tbém usam os normais, é só não colocar dentro do ouvido
• Segura nenem: são dois rolinhos que o bb dorme no meio, usaram até o 4º mês, gostavam pq o bb ficava bem seguro, pois eles estranham o berço grande
• toalha a fralda com capuz e sem capuz pois a fralda é ótima pra enxugar todas as dobrinhas do BB
• Paninho de boca usa-se demais
• Regatinha 100% algodão
• sabonete líquido cabeça aos pés da Johnson´s
• Prendedor de chupeta
• -Mamadeira UMIX (ela guarda o po do leite separado da agua, é só misturar na hora de dar pro bebe).
• Body manga curta e body sem manga, depende do clima


Ufa é muita informação né mas ouvir opiniões pode ajudar ou confundir ainda mais kkkkkkk

5 comentários:

  1. Oi, obrigada por ter postado em meu blog.
    sobro o enxoval para mim é muito complicado, pois ainda não sei o sexo do BB, mas ótima dica.
    Adoro o site do e-family. te encontro lá e aqui!
    beijos
    Andrea Nunes

    ResponderExcluir
  2. Só tenho alguns comentários: Sling é td na minha vida... mto prático, quando o bebê começa a ficar pesado e o braço não aguenta mais ele ajuda muitooooo!
    Termômetro de banheira usei muito! Sou mto friorenta e teria cozinhado a Helo se não fosse ele...
    Sabonete líquido até o nenê sentar é péssimo... pq a gente tem q segurar o bebê e não tem como espremer o frasco e espalhar no bebê... na minha opinião disperdiça td...

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas dicas meninas. Obrigada! Cy

    ResponderExcluir
  4. Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  5. Pelo amor de Deus,o que é unha de gato num enxoval de bebe???

    ResponderExcluir