segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cólicas

Que dó! A Paola sempre fez um drama na hora do coco, pum, mas agora!
Os bebês fazem coco mole imagina se fosse duro. kkk
Ela fica vermelha, parece um tomatinho, estica as pernas e chora...
Eu mudo de posição,barriga pra cima, pra baixo, de um lado, do outro, só nunca coloquei de ponta cabeça kkk a no colo é claro. Massagem na barriga, empurro as perninhas, passo oleo, esquento paninho... A única coisa que resolve é o peito, ai ela se acalma, mama, faz pum, coco e dorme. Detalhe isso dura por volta de 3 horas kkk

Li no blog da Aline esta reportagem do site da Sociedade Brasileira de Pediatria

" Por que o bebê tem cólica no primeiro trimestre? Existe relação com a alimentação da mãe? Oferecer chás entre as mamadas atenua a cólica? Há relação entre cólicas e mamadas em um só peito ou nos dois?
As cólicas do primeiro trimestre ocorrem em muitos bebês, variando apenas na intensidade. O bebê chora, fica vermelho, se espreme, a barriga fica tensa e quase sempre distendida. Iniciam-se no final da primeira semana e predominam à noite.
As causas não são bem conhecidas, mas parecem ter relação com uma relativa imaturidade enzimática que acarreta fermentação e gases. Os gases distendem as alças intestinais e provocam dor. A cólica melhora com a eliminação de gases.
A influência de temperos e alguns alimentos na dieta materna é discutível e não parece ser de grande importância. Uma boa prática é esgotar um peito antes de passar para o outro. A explicação é a de que o “leite do início” ( ou anterior) é muito rico em lactose, açúcar que favorece a fermentação e formação de gases. Se o bebê passa para o segundo peito, sem esgotar o primeiro ( com o chamado “leite posterior”) rico em gorduras que o sacia, sem necessidade de ir ao segundo peito) vai, novamente, receber mais “leite anterior”, com grande quantidade de lactose e mais produção de gases.
Oferecer chás aos bebês entre as mamadas pode prejudicar a amamentação, além de não resolver a cólica. Remédios ” contra gases” tem pouca eficácia. O mais importante é ter paciência de acalmar o bebê, aconchegando-o no colo, barriga com barriga, ou apoiado de bruços na extensão do antebraço dos pais.
As cólicas são transitórias; administra-las talvez seja mais importante que tentar resolve-las."

3 comentários:

  1. Ai mulher, morro de medo das cólicas..minha mãe diz que eu tinha muita cólica quando era RN...ui..
    Sabe que eu li que o corpo dos homens costumam ser mais quentes que o das mulheres e que deitar o bebê com a barriguinha encostada na barriga ou no antebraço do papai tb pode ajudar..como não é remédio, nem nada que possa prejudicar o bebê, não vai ser tão mal assim testar!
    boa sorte!
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Gostei! Vejo muita gente dando palpite em problemas como este! E você foi direta e prática! Parabéns! Volto para te ver.
    Regina

    ResponderExcluir
  3. Cynthia..minha mae dizia e eu fiz e deu certinho. Com colicas, alem das massagens, olinho, paninho quente q vc esta fazendo certinho, nao esqueca de aquecer bem os pés! Colocava ate tres meias mais sapatinho de lã e ainda embrulhava o cobertor nos pezinhos!!! kkkk Sabe q melhorava???
    bjocas

    ResponderExcluir