quarta-feira, 7 de abril de 2010

Perguntas que respondi no site do efamilynet

Perguntas que respondi no site do efamilynet

- quem fez cesárea, como foi o dia seguinte no hospital? pelo que eu li, depois do primeiro banho tudo se renova etc. mas e antes? como vcs se sentiram? a anestesia vai perdendo efeito em quanto tempo? vocês enjoaram? passaram mal? quero tudo nos mínimos detalhes, haha, estou me preparando psicologicamente.

R:Eu tava esperando normal então qdo o medico falou PC pra daqui 6 h deu um gelo na barriga mas tb tinha essa possibilidade então foi só trocar o CD de instalação de PN por PC e relembrar os dados kkk Fui tranquila pro hospital e pensamento positivo sempre. Confiava no medico e meu marido ia estar lá pra me dar força e dividir a emoção. A anestesia não doeu nada doeu mais foi a picada na mão pra colocar o soro. Começou a formigar tudo e eu ate sentia uma sensação esquisita mas não conseguia mover nem os dedos. Eu pedi pra ver tudo então a enfermeira moveu um pouco o pano e eu vi pelo reflexo em cima de mim. Sou Biologa e adoro anatomia, fisiologia amei cada minuto. Vi os cortes, qdo empurraram minha barriga e a cabeça saiu, depois vi cada camada sendo costurada. Meu marido filmou o nascimento com o cel. Fiz muitas perguntas e fiquei conversando com meu marido, com as enfermeira e com o medico, eles me explicaram cada detalhe. Só senti um incomodo da ocitocina (pra contrair o útero depois que ela nasceu) que me esquentou o rosto, deu uma pressão na cabeça e parecia que o coração batia no ouvido. Mas foi rapido e passou logo.

No quarto não colocaram sonda, mexi a cabeça para os lados, recebi visita só de 2 pessoas devido ao horario(depois das 20h) e meu marido ficou no apartamento comigo. A Paola depois de 2 horas já estava com a gente e como ficou dormindo bem nem voltou pro berçario.

De madrugada a anestesia passou, começou a coçar tudo kk A enfermeira vem toda hora e vc acaba acordando. Ela trouxe um comprimido pra coceira no nariz e tava coçando mesmo(por causa da morfina junto com a anestesia) Depois veio e me trouxe sopa, cha com bolachas, comi tudo tava com uma fome... Levantei e ela me ajudou a tomar banho e fazer xixi. Não tive enjoo nem tonturas. Antes tinha pano na cama e encharcou de sangue, depois coloquei absorvente pos parto, agora cortei ao meio e continuo usando.

De manha meu GO me examinou e liberou o cardapio. Ai veio o cafe da manha, que delicia kkk

Incomoda e continua incomodando pra levantar, sentar, deitar e virar de lado. Mas dá pra fazer praticamente tudo.

- quem usou cinta pós-parto, já começou a usar no hospital ou só quando saiu?

Levei uma calcinha pós parto pois fica mais facil pro medico examinar e menos ruim de tirar e colocar pois ainda fica inchada. Coloquei por cima da calcinha. Só coloquei cinta em casa. De preferencia para as sem fecho ou ziper, minha amiga e minha cunhada precisaram de ajuda pra fechar. Tb acho melhor as que vao ate embaixo do seio pq a parte de cima do estomago tb fica inchada.

- como foi o processo de amamentação na maternidade?

As enfermeiras não me ensinaram mas tb não pedi ajuda. Li muito, perguntei para amigas, fiz curso de gestante no hospital. Já sabia que o bebe tem reserva para 3 dias e nao passa fome. Insistir a sucção é primordial para descer o leite, além dos beneficios do colostro. Elas perguntavam "ela ta mamando bem?" e eu dizia " ela suga por 10 min em cada seio mas não sei o que ta saindo" Eu cronometro no celular para ter uma ideia e falar ao pediatra. Agora ela mama 10 min, arrota, mama mais uns 10 min, arrota, cochila no colo, mama mais uns 5 min no outro peito, arrota, as vezes tem soluço e mama mais um pouco. kkk Amanha vou desobrir se ta certo ou errado. Ela dorme bem umas 3 ou 4 horas, xixi e coco ok entao acho que estamos indo bem.

- como foi chegar em casa com aquela sensação de "e agora?"? e como foram os primeiros dias? vocês tiveram ajuda de mãe, sogra etc?

^Não tenho meus pais e sou filha unica, o restante da familia(tios e primos) não moram aqui em Maitipora. Os mais proximos sao de SP mas com este transito na Fernao Dias nem vieram ainda me visitar. Sogra pode esquecer, já tem idade e não tem paciencia, só concelhos nem sempre uteis. Minha unica cunhada ta com bebe de 2 meses doente e mais perdida que eu. Meu marido é tudo de bom, cozinha, passa a propria roupa, da uma geral na casa, pega ela no colo qdo ta manhosa. Dar mama, trocar fralda e dar banho é comigo mesmo. Estávamos há 4 anos tentando engravidar, somos bem tranqüilos então ate agora nada apavorante. Somos tão preocupados com meu sobrinho dodói que a Paola tiramos de letra.

- o que acharam que seria muito difícil mas tiraram de letra?

Dar mama, fiquei com receio de não ter leite, rachar o bico, doer, o leite não sustentar, ter que dar LA, de ter intolerância a lactose (o filho da minha amiga tem, vc já viu o preço do leite de soja kkkk), ter refluxo, acho que ouvimos cada coisa que na hora da um medinho sim. Mas ta tudo correndo bem, só dói um pouco a 1ª pegada depois sossegado.

- o que acharam que seria fácil e não tinham ideia de como é complicado?

Não achei que era fácil mas o sentimento verdadeiro da mesmo qdo vc ta com o bebe em casa. Saber pq chora, manha, fralda, fome, gases, cólica, dor onde??????????? E se ficar doente, cair, engasgar, sei lá... É pra sempre uma responsabilidade, um serzinho que depende de vc pra viver. Ate falei pros gatos outro dia “Filhote de gente da trabalho!” kkkk.


- o que vocês nem imaginavam que existia ou tinham que fazer, mas descobriram que precisa?

O que eu quero ainda não tem, 4 braços kkkk e um aparelhinho que coloca perto da bebe e diz o que ela tem e precisa, assim os médicos parariam de dizer “ACHO” “DEVE SER VIROSE”, “PODE SER QUE”, kkk

2 comentários:

  1. Cynthia..onde vc comprou esse modess pos parto? acho que nao exstia na minha época!!!!
    E parabéns!!! vc esta se saindo uma mãezona mesmo!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. ai q legal ler suas respostas!!! mesmo mesmo!!! eu tb to nessa, to programada pro pn mas se precisar de pc, sem grilos, so reinstalar o software de pc e voila! hahaha

    beijos

    ResponderExcluir