quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cuidados para evitar intoxicação nos gatos

Li eata materia que minha amiga amiga Fran me mandou, foi publicada hoje no site da GNT

Você colocou telas nas janelas, escolheu vários brinquedos, comprou uma caixa de areia e até mandou fazer uma capa resistente para o sofá, pensando em preparar a casa da melhor maneira possível para abrigar seu gatinho. Mas, ainda assim, o ambiente doméstico pode esconder ameaças aos felinos. Medicamentos, produtos de limpeza e até algumas espécies de plantas oferecem risco à saúde desses animais.

Segundo a veterinária Heloísa Justen, da clínica Gatos & Gatos, o dono precisa ficar atento, principalmente, na hora da faxina. “O material de limpeza deve ser guardado sempre fora do alcance dos animais. Desinfetantes cuja fórmula contém pinho ou fenol são muito tóxicos para gatos e não podem ser usados em tigelas de alimentos, nas áreas ocupadas pelos animais de estimação, no local de dormir e nas caixas de areia”, diz ela.

Ao decorar a casa é preciso levar em conta o morador de quatro patas. Os felinos são curiosos e adoram brincar com plantas. Além da comigo-ninguém-pode, reconhecidamente tóxica, espécies aparentemente inofensivas, como azaléia, hortênsia, lírio, crisântemo, erva-de-passarinho, hera e copo-de-leite, por exemplo, podem causar queimaduras, alergias e até matar, se ingeridas em grande quantidade. “Abricó (damasco), cogumelos, açafrão, loureiro e ervilha-de-cheiro também são venenosos. A cereja (galhos, folhas, tronco, frutos e caroços) é outra ameaça, assim como a cebola”, ensina Heloísa.

Outro risco para os gatos é quando o dono resolve medicá-los por conta própria. A veterinária alerta que nem todo remédio usado em humanos serve para os animais. “O ácido acetilsalicílico (Aspirina) e o paracetamol (Tylenol) são tóxicos para felinos, assim como o ibuprofeno (Advil), a fenilbutazona (Mioflex), o azul de metileno (Sepurin) e a fenazopirina. O iodo deve ser diluído antes de ser aplicado no corpo do gato, a fim de evitar ingestão, queimaduras ou irritações na pele”, explica Heloísa. “Coleiras antipulgas que contenham organofosforados também não devem ser utilizadas”, acrescenta ela.

2 comentários:

  1. posso dar cepurin para minha gata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dê Sepurin, nem outro antiss´ptico urinário humano, para gato ou gata. -PROVOCA ANEMIA GRAVÍSSIMA!!! Perdi uma gatinha assim... e foi prescrito por médico veterinário .. ela foi morta pela prescrição incorreta e pela incompetencia dos veterinários que a atenderam (inclusive, um incompetente deles, falou que suspeitava de haemobatonella... mesmo sabendo que a prescrição ( meio comprimido e sepurin a cada 12 horas por 21 dias )é que a tinha levado àquele estado ... tentando me enganar - imagino o quanto esses incompetentes não ganham às custas dos nossos anjinhos e dos nossos bolsos.... e nesta cidadezinha... não consegui fazer o BO, pois me mandavam de um lado para outro e o Delegado me mandou telefonar daqui a 15 dias pois não tinha quem registrasse... é uma máfia!!!!!

      Excluir