sábado, 31 de outubro de 2009

Exercícios na gravidez

Meu medico mandou parar a academia neste primeiro trimestre. Eu já fazia a 1 ano, spining, jump, step, musculação. Não vejo a hora de voltar só que vou fazer hidroginastica e pilates ...


http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/020503_fit_exercicios_gravidez.htm

- Ainda posso fazer ginástica agora que estou grávida?
- Eu não me exercitava antes, mas agora que estou grávida quero começar um programa de exercícios. É possível?
- Quais atividades são seguras e quais são arriscadas?
- Quanto eu posso fazer?

Essas são algumas das perguntas que as mulheres fazem sobre os exercícios quando ficam grávidas. Os exercícios durante a gravidez já foram considerados um tabu.
As mulheres eram aconselhadas
a ficar em pé o mínimo possível, levando uma vida sedentária. Hoje, no entanto, isto mudou, sendo a atividade física recomendada durante toda a gravidez pelos médicos, exceto

para aquelas que apresentam complicações na gestação.


A prática regular de exercícios pode trazer muitos benefícios às futuras mamães. Muitos desconfortos comuns na gravidez, como a tendência à formação de varizes e dores nas costas entre outros podem ser aliviados pela prática de exercícios. As grávidas podem aumentar a resistência cardiorespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto (principalmente no parto normal) e também fortalece e tonifica os músculos mais afetados durante a gestação: os músculos da pelve, os abdominais e os lombo dorsais.

Sem dúvida, um bom programa de exercícios pode ainda melhorar a postura, causada pela inclinação anterior do quadril (projetando a barriga para frente), através do fortalecimento dos músculos das costas, peito, ombros, barriga e nádegas. Os exercícios também melhoram a circulação sangüínea, reduzindo o inchaço e as cãibras nas pernas.

Um estudo de 1989, publicado pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology mostra que as mulheres que haviam se exercitado com moderação e regularidade durante a gravidez, acharam o parto menos doloroso e tiveram uma recuperação pós-parto mais rápida.

Manter-se ativa fisicamente, ajuda no controle de peso e promove o bem estar e ânimo.

Exercícios com o a cintura e o quadril podem ajudar a controlar os músculos da bexiga e a prevenir a incontinência urinária. Enfim, a atividade física na gravidez é uma unanimidade!

Mas atenção! Para começar qualquer programa de exercícios nesta fase, até mesmo para atletas, é necessário a aprovação do médico que irá acompanhar o pré-natal.

Dicas importantes:

- Exercite-se pelo menos 3x por semana;
- Comece devagar e avance gradualmente no programa, sempre com o acompanhamento de um profissional;
- Pare os exercícios e consulte o seu médico, se sintomas incomuns aparecerem, como dores, tontura etc;
- Não prenda a respiração durante os exercícios;
- Retorne gradativamente a sua rotina de exercícios, um mês após o parto;
- Use roupas adequadas, que não apertem a barriga e outras que reforcem os seios;
- Em clima quente, exercite-se em horários mais frescos;
- Beba muita água;
- Monitore o seu pulso, de acordo com a orientação do professor;
- Não deite sobre a sua barriga após os três primeiros meses;
- Não faça exercícios de alto impacto;
- Cuidado com a intensidade dos exercícios. Ouça o seu corpo.

Atividades seguras

- Exercícios aeróbios como caminhada, natação, ciclismo, hidroginástica, entre outras;
- Musculação ou ginástica localizada;
- Alongamentos;
- Ioga.

Todo exercício deve ser feito de forma personalizada, levando em consideração cada gravidez.

Concluindo, o exercício pré-natal deve ser seguro e divertido. Ele pode beneficiar a sua saúde e boa forma não apenas durante a gravidez, mas também no parto e na recuperação pós-parto. Exercite-se com o consentimento do seu médico e o acompanhamento de um professor de educação Física, sempre de forma prudente para aproveitar bem os benefícios adquiridos.

Catapora na gravidez

Quando voltei a trabalhar dia 06/09 pra minha surpresa, as crianças estavam com catapora. Na escola a maioria das crianças de 3 a 6 anos não era vacinada então até controlar a epidemia demorou e o posto de saúde vacinou as crianças que precisaram.
Mais 1 mês de licença. Isso é bom e ruim, bom pois posso descançar, não correr riscos, curtir a gravidez, ruim porque nunca fiquei tanto tempo em casa, computador, TV, to acostumada a ficar com muita gente, crianças, falando o dia todo. Estes dias to deixando meu marido louco, ele não ve a hora que eu volte a trabalhar kkkkk
Estou carente por causa da gravidez, eu acho, e coitadas das minhas amigas que perturbo constantemente, disco furado, só se fala em gravidez e bebês kkkk Algumas amigas também estão gravidas, minha cunhada e minha prima e a esposa do meu primo também. Ao todo acho que por enquanto são 9 barrigudas.
Imaginem as festas no futuro!

http://brasil.babycenter.com/pregnancy/infeccoes/catapora/

Quais os riscos se eu tiver catapora?

A catapora pode ser mais grave se for contraída durante a gravidez. Seu médico poderá receitar o remédio aciclovir (nome genérico), que reduz a gravidade e a duração da catapora, mas que só funciona se for dado dentro de 24 horas a partir do aparecimento das erupções no corpo. Acredita-se que o aciclovir seja seguro para mulheres com menos de 20 semanas de gestação. Mas, depois do terceiro mês, os médicos têm mais receio de receitá-lo devido a um risco em tese de afetar o bebê.

Os riscos para o bebê mudam drasticamente dependendo do estágio da gravidez em que você pegou a catapora. Antes de 13 semanas, o risco é pequeno, e apenas 0,4 por cento dos bebês apresentam alguma má formação. Crianças cujas mães tiveram catapora entre a 13a e a 20a semana estão em uma zona de risco ligeiramente maior. Cerca de 2 por cento delas nascerão abaixo do peso ou terão problemas de visão ou marcas na pele. Pode ser que elas também demorem um pouco mais para atingir certos marcos do desenvolvimento.

Se a catapora aparecer entre a 20a e a 36a semanas de gestação, ela não deve afetar o bebê, embora seja possível que ele tenha herpes zóster nos primeiros anos de vida. Depois da 36a semana, os riscos voltam a aumentar. Caso você contraia catapora pouco antes ou pouco depois do parto, o bebê corre seriíssimos riscos. Se isso acontecer, ele receberá uma injeção de imunoglobulina antivaricela zóster para reduzir a possibilidade de ser gravemente afetado pela doença.

Como saber se o meu bebê foi afetado ainda durante a gestação?

Uma ultra-sonografia morfológica pode ser realizada entre a 18a e a 20a semana de gestação para verificar se os órgãos vitais do bebê estão com aparência saudável. Seu médico ou o ultra-sonografista também conseguem ver se os membros e o cérebro do bebê estão se desenvolvendo conforme deveriam. É importante ter em mente, contudo, que o ultra-som não detecta todos os tipos de anomalias congênitas, por isso não há garantia total de que o bebê nascerá sem nenhuma sequela.

Se não tive catapora ainda, vale a pena tomar a vacina?

Não se você já estiver grávida. Caso ainda não esteja, pode ser uma boa idéia, mas você vai ter que esperar três meses depois da imunização para tentar engravidar.

Tive contato com uma pessoa com catapora e não tenho certeza se já sou imune. O que devo fazer?

É possível realizar um exame de sangue para checar se há presença ou não de anticorpos da catapora no seu corpo. Mas ele tem que ser feito de 24 a 48 horas após o contato com a doença. Lembre-se de que a catapora permanece contagiosa desde 48 horas antes de as feridas aparecerem no corpo até todas elas terem formado crosta. Se o resultado do exame apontar que você não tem anticorpos, isso quer dizer que não é imune à doença e que há uma boa chance de ter contraído. Nesse caso, os médicos costumam receitar uma injeção de imunoglobulina antivaricela zóster (VZIG), que servirá para amenizar a gravidade da infecção. Para ser eficaz, ela tem que ser tomada até dez dias depois da exposição ao vírus.

Gripe suína e gravidez

Engraçado eu já tava grávida e não sabia quando meu marido falou "Ainda bem que não esta grávida agora por causa da gripe suína" e eu "realmente acho que é melhor esperar um pouco mais" kkkkk

Sai de férias dia 22/07/2009 e era pra voltar dia 01/08 mas as escolas adiaram as aulas para 17/08, descobri a gravidez dia 15/08 então liguei na minha escola, EMEI na prefeitura de SP, e me orientaram a ir ao médico e pedir afastamento até 2ª ordem.

http://brasil.babycenter.com/pregnancy/infeccoes/gripe-suina/

A gripe suína é mais perigosa em grávidas?


O vírus da gripe tecnicamente conhecida como influenza A/H1N1 ainda não foi estudado o suficiente, mas os dados da pandemia atual indicam que grávidas correm mais risco de ter complicações da doença, assim como ocorre nas gripes comuns.

Há relatos de mais mortes relacionadas a gripe entre grávidas, de mais abortos espontâneos e de mais partos prematuros seguindo-se às pandemias de 1918-1919 (gripe que ficou conhecida como gripe espanhola) e de 1957-1958.

Não haviam sido registrados casos de malformação em bebês com a gripe A/H1N1. O risco maior é para a saúde da mulher, que pode ficar com insuficiência respiratória. Mas, se a mãe não estiver bem, o bebê acaba sofrendo também.

Diante disso, autoridades sanitárias internacionais e do Ministério da Saúde do Brasil partem do princípio de que as gestantes, assim como idosos e crianças, têm mais chances de complicações devido à gripe suína, e tomam cuidados especiais no tratamento.

Gripe suína ou não, é importante ficar sempre atenta para os sinais de alerta de problemas na gravidez. Como o antiviral funciona melhor se tomado 48 horas, no máximo, após o início dos sintomas, fale com o médico ao menor sinal de febre e tosse.

Que tipo de complicação pode ocorrer?

É importante lembrar que uma gripe na gravidez não é sinônimo de que mãe ou bebê estejam imediatamente sob risco. Muitas mulheres que pegam gripes acabam não tendo nenhum problema, fora os desconfortos já conhecidos, como tosse, febre e mal estar. Porém, estatisticamente falando, grávidas têm sim maior probabilidade de apresentar um caso mais grave de gripe do que pessoas em geral.

Durante a gravidez, um quadro de gripe pode piorar rapidamente e se transformar em casos mais graves como pneumonia e insuficiência respiratória. O agravamento da doença muitas vezes aparece na forma de falta de ar. Mas não espere se sentir mal para procurar orientações de um médico. Se tiver febre, é melhor falar com um especialista nas primeiras 24 horas.

Tem algum jeito de evitar a gripe suína?

Infelizmente ainda não está disponível a vacina específica para o vírus H1N1, que provoca a chamada gripe suína, mas simples medidas de higiene podem ajudar.

São elas:

• Lave as mãos com frequência, principalmente antes das refeições. O ideal é usar água morna e sabonete. Esfregue os dois lados das mãos por ao menos 15 segundos e enxágue com bastante água. Quando não tiver acesso a água e sabão na hora, carregue com você um gel anti-séptico para as mãos à base de álcool, ou então lenços umedecidos.

• Evite colocar as mãos no nariz, olhos ou boca. Você pode até achar que suas mãos estão limpas, mas, se elas encostaram em uma maçaneta, xícara ou porta de geladeira ou banheiro que alguém contaminado tocou, o vírus pode ter sido passado para suas mãos e contaminá-la.

• Vírus e bactérias podem sobreviver por duas horas ou mais em superfícies como torneiras ou telefones. Por isso, lavar as mãos com frequência é uma medida que ajuda a evitar infecções de um modo geral.

• Não beije ou cumprimente com as mãos pessoas gripadas. Se não tiver jeito mesmo, lave bem as mãos logo depois.

• Abra todos os dias as janelas de casa e mantenha os ambientes bem arejados.

• Evite multidões e locais com concentração de pessoas, especialmente os fechados (isso vale para o transporte público, principalmente nas áreas mais afetadas). Se trabalhar em locais fechados, peça para que as janelas sejam abertas e procure ficar perto delas, no lugar mais ventilado do ambiente.

• Evite viajar para áreas sabidamente muito afetadas.

• Oriente as pessoas a não tossir ou espirrar cobrindo a boca com as mãos, porque elas ficam então cobertas de vírus, que pode ser facilmente espalhado. A recomendação é cobrir o nariz e a boca com papel higiênico ou lenço de papel ao espirrar ou tossir e depois jogá-los fora. Quando não há papel descartável à mão, é melhor cobrir a boca com o braço. Muitos especialistas até acham esse método melhor que o papel.

• Sempre que alguém tossir ou espirrar, deve lavar bem as mãos ou limpá-las com gel anti-séptico à base de álcool ou com lenços umedecidos.

Como vou saber se estou com a gripe H1N1, ou suína?

Se você tiver sintomas de gripe, como febre repentina, tosse, cansaço e dores de cabeça, musculares e nas juntas, procure logo atendimento médico. Como gestantes são grupo de risco para complicações, o ideal é que o médico receite medicamentos antivirais no começo dos sintomas, mesmo sem a confirmação de que se trata da gripe suína.

Se você tiver mantido contato com algum portador do vírus, não se desespere. Existe grande chance de você não apresentar a doença. Observe bem seu organismo e, se tiver algum sintoma, entre em contato com um médico.

Como é o tratamento para uma grávida?

Grande parte dos casos da gripe A/H1N1 está sendo tratado em casa mesmo, com aqueles cuidados tradicionais para qualquer outra gripe, como bastante repouso, boa alimentação e as medidas de higiene descritas acima para evitar contágio a outras pessoas.

Mulheres grávidas, no entanto, ficam com o sistema imunológico ligeiramente enfraquecido devido à gestação e precisam de mais atenção, por isso devem falar com o médico imediatamente se sentirem qualquer coisa diferente.

Os especialistas afirmam que os antivirais são recomendados para gestantes, já que os benefícios superariam os possíveis riscos do remédio para o bebê (não há estudos sobre a segurança dos antivirais na gestação e seus efeitos no desenvolvimento do feto).

É fundamental, porém, lembrar que nenhum medicamento pode ser tomado sem recomendação médica e acompanhamento.

É preciso evitar viagens para não pegar a gripe?

O vírus está praticamente disseminado no mundo inteiro, mas há diferenças na intensidade da doença dependendo da estação do ano e do clima local. Converse com seu médico antes de viajar e investigue o noticiário do lugar para onde vai, para saber se há incidência maior da gripe ali.

Ainda não há vacina disponível contra a gripe A/H1N1, e a vacina contra gripe comum, embora seja recomendada para grávidas, não protege contra esse novo tipo de influenza.

Como as informações sobre o assunto mudam rapidamente, para saber detalhes e recomendações atualizados sobre a gripe A/H1N1 nas diferentes regiões do Brasil e em outros países, acesse o site do Ministério da Saúde. Você também pode ligar para o Disque-Saúde (tel. 0800 61 1997).

Como é estar grávida

Estar grávida é uma benção, um presente divino que quero agradecer e curtir cada momento.
Eu não tive enjoo nenhuma vez, nem azia, apenas fome, fome, fome, e sono kkkkk

Li num blog e no orkut de uma amiga virtual a Claudinha:

ESTAR GRÁVIDA É:
... ler 50 vezes o resultado positivo do teste para ter certeza que está correto.( e mesmo assim não acreditar)

... ficar chocada ao saber que uma gestação dura 40 semanas e não nove meses como se diz por aí.

... imaginar, horas a fio, como será os olhos, os cabelos e a pele do filho que vai chegar. ...
torcer, e muuuuuuito, para que ele nasça perfeitinho.

... nunca mais dizer "ai, se fosse meu filho!" quando encontrar uma criança com acessos de birra no corredor de um supermercado

sair à rua e só ver mulheres grávidas. ... ter sono, muito sono. ... esperar ansiosamente pelo dia da ultrassonografia, e assim que sair de lá, esperar ansiosamente pela próxima!
... aprender a ver o filho nas manchas de uma ultrassonografia.

...ler muito sobre gravidez, saltar o capitulo do parto (pois ainda é muito cedo para se preocupar) e ir direito para os cuidados com o bebê.

... ir as compras e desejar apenas coisinhas para o Bebê.

... torcer para ficar barriguda. ... ficar muito esquisita e descobrir uma incrível capacidade de sentir todas as emoções numa hora, da alegria descontrolada ao mau humor sem fim.

... acordar várias vezes de madrugada para fazer xixi. ... reparar que seu marido fica muito mais interessante como pai do seu filho e perceber que foi o único homem capaz de te presentear com tamanha alegria.

... rir sozinha ao sentir o bebê mexer, mesmo que ele te acorde várias vezes durante a noite, porque não estas numa posição confortável para ele.

Gravida e gatos

Assim que soube que estava gravida, muitas pessoas se preocuparam perguntando o que eu ia fazer com os gatos. Para alguns eu respondi "Vou fazer um churrasco é claro!" mas falando sério expliquei que os meus gatos são vacinados, limpinhos, não saem do apartamento, não tem contato com outros bichos...
É claro que conversei com meu médico e com o veterinário!
Lavar sempre as mãos, não limpar mais a caixa de areia, xi, sobrou serviço pro maridão.

Toxoplasmose

http://www.policlin.com.br/drpoli/116/

Introdução

A toxoplasmose é uma infecção parasitária que atinge um grande número de pessoas no mundo inteiro, mas raramente o parasita manifesta-se como doença. Algumas pessoas têm um risco elevado de doença grave ou ameaçadora à vida por causa deste parasita. Isto inclui as crianças infectadas ao nascimento, pessoas com AIDS, pessoas com câncer, e as pessoas que se submeteram a um transplante de medula óssea ou de um órgão.

A toxoplasmose é uma infecção causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita unicelular que vive a maior parte de seu ciclo de vida no corpo de gatos. Como o gato infetado pode passar milhões de parasitas de Toxoplasma diariamente em suas fezes, a toxoplasmose pode se espalhar facilmente a quase qualquer outro animal que compartilhe o ambiente com os gatos. Em humanos, o Toxoplasma entra normalmente no corpo através de água e dos alimentos. Isto também pode acontecer quando as pessoas tocam sua boca com as mãos sujas, especialmente depois de limparem o lixo do local em que o gato dorme, ou ainda quando se come carne não cozida.

Os parasitas do Toxoplasma se multiplicam dentro das células que revestem o trato digestivo humano. Eles podem se espalhar a quase qualquer órgão no corpo, inclusive o cérebro, músculos, coração, olhos, pulmões e linfonodos. Em pessoas saudáveis, o sistema imune do corpo eventualmente interrompe essa expansão, embora alguns parasitas restantes podem permanecer dormentes indefinidamente no cérebro ou na retina.

Em pessoas cujas defesas imunes estão debilitadas por causa da AIDS, do câncer ou de medicamentos imunossupressores, uma nova infecção de toxoplasmose pode se espalhar descontroladamente e pode se tornar fatal, ou ainda, parasitas “adormecidos” de uma toxoplasmose antiga podem ficar ativos novamente e causar doença grave. Esta situação é especialmente perigosa para pessoas com AIDS. Nestas pessoas, a toxoplasmose pode reativar e causar uma infecção grave no cérebro (encefalite) que pode levar a ataques epiléticos e outros problemas neurológicos. Se a doença é mantida sem tratamento, o índice de mortalidade das encefalites é muito alto. Além de ser digeridos, os parasitas Toxoplasma podem entrar no corpo através de transfusões de sangue contaminado ou por transplantes de órgãos retirados de doadores infectados. Além disso, se a toxoplasmose se desenvolver em uma mulher grávida, há 50% de chance que os parasitas atravessarão a placenta e causar toxoplasmose na criança - toxoplasmose congênita.

Quadro Clínico

Em pessoas com defesas imunes normais, até 90% de casos de toxoplasmose não causam qualquer sintoma, assim a infecção freqüentemente não é reconhecida. Nos relativamente poucos casos nos quais os sintomas se desenvolvem, os mais comuns são:

o Inchaço indolor dos linfonodos,

o Dores de cabeça,

o Mal-estar (uma sensação de estar doente),

o Cansaço,

o Febre baixa.

Em casos raros, os pacientes experimentaram também dor muscular, dor de garganta, dor abdominal, erupção cutânea ou sintomas neurológicos.

Em pessoas com sistemas imunes debilitados, especialmente aqueles com AIDS, os sintomas da toxoplasmose estão freqüentemente relacionados ao cérebro são graves. Estes sintomas podem incluir:

o Perturbações das funções mentais, especialmente desorientação, dificuldade de concentração, ou mudanças no comportamento,

o Febre,

o Dor de cabeça,

o Ataques epiléticos,

o Perturbações em função de nervo, movimentos especialmente anormais, dificuldade caminhando, dificuldade que fala e perda parcial de visão.

Além disso, se a toxoplasmose afetar os olhos de uma pessoa com um sistema imune debilitado, o paciente pode se queixar de visão borrada, "manchas" no campo de visão, dor nos olhos e sensibilidade extrema à luz. Se a toxoplasmose afetar os pulmões, pode haver falta de ar, febre, tosse seca, hemoptise (tosse com eliminação de sangue) e, eventualmente, insuficiência respiratória.

Se uma mulher desenvolve toxoplasmose durante a gravidez ou até seis semanas antes de ficar grávida, a criança pode nascer com toxoplasmose congênita. A criança freqüentemente não tem nenhum sintoma ao nascimento. Porém, um exame completo normalmente descobrirá sinais de infecção nos olhos da criança. Outros sintomas do recém-nascido podem incluir:

o Tamanho do corpo extraordinariamente pequeno,

o Estrabismo (um olho que não se move ou é desalinhado), ou outros problemas oculares,

o Cabeça grande ou pequena,

o Convulsões,

o Icterícia (pele e olhos amarelos),

o Linfonodos aumentados (ínguas),

o Erupção cutânea,

o Atrasos no desenvolvimento ou retardo mental.

Além disso, a toxoplasmose congênita aumenta o risco de morte fetal ou de parto prematuro.

Diagnóstico

O médico irá colher uma história clínica para descobrir se existe qualquer problema que debilitaria as defesas imunes do corpo do paciente contra a toxoplasmose, incluindo o HIV ou a AIDS, câncer, uma deficiência imune congênita (herdada) ou um transplante de órgão. Além disso, ele irá revisar os medicamentos atualmente em uso para conferir se há qualquer remédio que possa suprimir ou possa diminuir as defesas imunes, permitindo aos parasitas da toxoplasmose tornarem-se ativos. O médico também perguntará se houve exposição a gatos, especialmente gatos de rua que matam e comem presas pequenas. Para avaliar o risco de toxoplasmose relacionado à comida, o médico perguntará se a pessoa come freqüentemente carne crua ou exótica.

Se a pessoa tiver sintomas de toxoplasmose, o médico irá examinar os linfonodos aumentados (ínguas) e irá procurar por sinais de envolvimento do cérebro e danos aos olhos. Para fechar o diagnóstico, ele solicitará exames de sangue para checar os anticorpos (proteínas de defesa feitas pelo sistema imunológico) contra o parasita da toxoplasmose. Dependendo dos níveis sanguíneos de certos anticorpos, o médico pode definir se a pessoa tem ou não toxoplasmose ativa ou se só teve um episódio no passado. A maioria das pessoas saudáveis não se lembra de um episódio que teve no passado, porque 90% delas nunca têm sintomas. Se você tiver uma toxoplasmose aguda, o diagnóstico pode ser confirmado pela identificação dos parasitas da toxoplasmose em amostras do sangue, fluidos do corpo ou tecidos infectados.

Se há suspeita de que a toxoplasmose afetou o cérebro, o médico solicitará uma tomografia computadorizada (uma TC) de crânio ou um exame de Imagem de Ressonância Magnética (IRM) para detectar evidências de encefalite.

A Toxoplasmose Congênita pode ser diagnosticada antes do nascimento através de um ultra-som ou de um procedimento chamado amniocentese. Depois do nascimento, a criança pode fazer os seguintes exames:

o Exame de olho,

o Exame neurológico,

o Tomografia Computadorizada de crânio,

o Análise de laboratório do fluido cérebro-espinhal (Exame do líqüor) tirado durante uma punção lombar (na espinha).

Prevenção

Você pode ajudar a prevenir a toxoplasmose tomando as seguintes precauções:

o Não coma carne crua, principalmente as mais exóticas,

o Lave completamente suas mãos depois que você manipulou carne crua, depois trabalhar em seu jardim, e após ter trocado a caixa de lixo do gato,

o Se você está grávida ou tem um sistema imune debilitado, não manipule carne crua ou tenha contato com gatos. Se você não puder evitar estas coisas, use sempre luvas.

o Se você possui um gato, mantenha-o em lugar fechado e alimente-o com comida comprada em loja (Pet-shop) enlatada ou seca, evitando carne crua.

o Se você tiver o HIV, você fará um exame para saber se você tem anticorpos contra a toxoplasmose em seu sangue, que indicaria que você foi infectado no passado. Se o exame for positivo, e se seu sistema imune estiver severamente debilitado, você será tratado com medicamentos, como o antibiótico Sulfametoxazol-Trimetoprim (Bactrin ®) para impedir que a doença se reative. Se o exame dos anticorpos for negativo, você será aconselhado a evitar a infecção usando as técnicas descritas acima.

Tratamento

Na maioria dos casos, se a pessoa é saudável, nenhum tratamento é necessário a menos que os sintomas sejam graves ou extraordinariamente persistentes. Se a toxoplasmose afetar os olhos, o médico pode tratar com antibióticos.

Se o paciente tiver um sistema imune debilitado, o médico irá tratar com uma combinação de drogas para matar o parasita da toxoplasmose. Alguns medicamentos que estão sendo atualmente usadas são a Pirimetamina (Daraprim ®), Sulfametoxazol-Trimetoprim (Bactrin ®), Sulfadiazina (Triglobe ®) ou Clindamicina (Dalacin ®).

Recém-nascidos com toxoplasmose congênita são tratados por pelo menos um ano com uma combinação de antibióticos. Se a mulher desenvolve toxoplasmose durante a gravidez, seu médico pode prescrever medicamentos que reduzirão o risco da criança desenvolver toxoplasmose congênita. Estes medicamentos incluem a Espiramicina (Rovamicina ® Periodontil ®), Pirimetamina e Sulfadiazina. Para diminuir a possibilidade desenvolver problemas congênitos (ao nascimento) relacionado aos remédios, o tipo e a duração do tratamento dependerá de qual trimestre está a gravidez.

Qual médico procurar?

Procure um infectologista (especialista em doenças infecto contagiosas) se você desenvolver sintomas de toxoplasmose, especialmente se você está grávida ou tem qualquer condição clínica que debilite seu sistema imune. Se você estiver planejando ficar grávida, pergunte a seu ginecologista se há necessidade de um exame de sangue pré-gravidez para toxoplasmose.

Prognóstico

As pessoas com AIDS que recuperaram de uma toxoplasmose aguda têm risco elevado de terem episódios no futuro, porque o parasita fica “adormecido” e pode ser reativado. Para se prevenir isto, um paciente com AIDS tem que começar um regime de preventivo de medicamentos e continuar tomando os remédios enquanto seu sistema imune mantiver debilitado. Uma combinação de remédios profilática popular — Sulfametoxazol-Trimetoprim (Bactrin ®) — também ajuda a prevenir a pneumonia pelo Pneumociste carinii, uma infecção que atinge os pacientes com AIDS e que têm o sistema imune debilitado. Esta combinação de remédios pode ser responsável pela diminuição da toxoplasmose cerebral vista em pacientes com AIDS. Muitos casos de toxoplasmose congênita podem ser curados com medicamentos. Até mesmo crianças que tiveram infecções severas ao nascimento podem nunca vir a mostrar sinais de lesão grave a longo prazo se eles são diagnosticados e tratados precocemente. Atrasos no diagnóstico e no tratamento podem contribuir para um prognóstico ruim.

Se uma mulher grávida desenvolve toxoplasmose, o risco de seu bebê evoluir com toxoplasmose congênita diminui em 60% se ela é tratada corretamente com medicamentos.

9 semanas

9 semanas Baby Center

Os pulsos estão mais desenvolvidos, os tornozelos já se formaram e os dedos das mãos e dos pés são claramente visíveis. Os braços vão ficando mais compridos e já se flexionam nos cotovelos. Ao fim da semana, as estruturas internas dos ouvidos estão concluídas.

Embora ainda não dê para identificar o sexo do bebê pelo ultra-som, os órgãos genitais começaram a se formar. A esta altura, a placenta já se desenvolveu o suficiente para assumir a maior parte do importante trabalho que é produzir os hormônios.

Logo você terá de tomar decisões, junto com seu médico, sobre exames pré-natais específicos. Se você tem mais de 35 anos ou um histórico de doenças genéticas na família, talvez possa pensar na possibilidade de fazer uma biópsia de vilo corial, um exame normalmente realizado entre a 10a. e a 12a. semana para detectar anormalidades e doenças genéticas, pela análise de uma amostra de células tiradas da placenta.

Com nove semanas de gravidez completas, entrando na décima, você pode estar com a impressão de estar ficando maluca. Um dia está feliz da vida, no outro de péssimo humor. Por mais que essa instabilidade emocional incomode, principalmente mulheres que gostam de estar no controle da situação, ela é normal e deve continuar por toda a gravidez. Um dos motivos da turbulência nas emoções são os hormônios, que estão a toda no corpo.

Como fica sua vida

A menos que esta não seja sua primeira gravidez, você não deve ter barriga ainda, mas certamente está se sentindo cansada e enjoada, portanto tem todo o direito de se paparicar. Os hormônios da gravidez têm vários tipos de efeitos colaterais.

Muitas mulheres têm fortes dores de cabeça ou dores nas costas, como a causada pelo nervo ciático, e os hormônios também criam o ambiente perfeito para o surgimento da candidíase vaginal.

A atividade física ajuda a manter a gravidez saudável e a acelerar a recuperação depois do parto. Mas não exagere -- escolha um programa de exercícios seguro, que possa ser seguido durante toda a gravidez, e tome cuidado para não elevar demais a temperatura do seu corpo.

Dicas úteis

O exame de translucência nucal, feito por ultrassom, para detectar indicadores da síndrome de Down, pode ser realizado nesta fase. Peça mais informações ao seu médico. Os obstetras preferem realizar o exame a partir de 11 semanas completas, e é bom ir se programando.

Sua pele pode ficar mais sensível durante a gravidez, e talvez você tenha de optar por produtos mais suaves para cuidar dela.

8 semanas

8 semanas Baby Center

Várias mudanças acontecem esta semana - a cauda embrionária desaparece e todos os órgãos, músculos e nervos estão começando a funcionar. As mãos já se flexionam no punho, e os pés começam a perder a aparência de pé-de-pato. As pálpebras começam a cobrir os olhos.

Sua silhueta também está mudando com a gravidez. É possível que seus seios tenham aumentado tanto que já seja necessário um sutiã novo, com mais sustentação.

Sua cintura pode já estar alargando, e você vai ter que arquivar a calça jeans favorita até o ano que vem. Se você beber bastante água -- pelo menos oito copos por dia --, vai ingerir flúor suficiente para que o cálcio e o fósforo se fixem adequadamente nos dentes e nos ossos do bebê.


Como fica sua vida

Você ainda não deve ter engordado muito, mas certas partes do seu corpo estão crescendo. Menos evidente é o aumento no total de sangue que circula em você; até o fim da gravidez, você terá entre 45 e 50 por cento mais sangue correndo em suas veias, para atender à demanda do bebê. A sobrecarga no seu sistema circulatório pode deixá-la mais sujeita a varizes e hemorroidas.

Dicas úteis

A boa notícia é que você pode comer 300 calorias a mais por dia para sustentar o bebê. A má é que talvez você não esteja lá com muita vontade de comer. Não se preocupe -- o enjoo deve melhorar em breve.

Por causa do aumento do hormônio relaxina no seu corpo, você pode ter de mudar sua alimentação para aliviar a prisão de ventre.

Com tanto enjoo e sono, é provável que você não esteja muito a fim de eventos sociais. Se tiver compromissos e não estiver se sentindo bem, tente adiar ou então descanse bastante para aguentar o tranco.

7 semanas

7 semanas Baby Center

O fígado produz grandes quantidades de glóbulos vermelhos do sangue, até que a medula óssea se forme e assuma essa função.

A oitava semana marca o início de um estágio de desenvolvimento bastante movimentado. De agora até a 20a. semana, seu bebê vai crescer rápido, e as partes do corpo que se formaram nas primeiras semanas (como o coração e o cérebro) vão ficar mais especializadas e complexas.

Agora, os dentes e o palato estão se formando, e as orelhas continuam se desenvolvendo. A pele do feto é finíssima, e dá para ver claramente as veias.

Você está em pleno primeiro trimestre, a fase em que muitas mulheres reclamam das dores e dos incômodos comuns da gravidez. Talvez esteja quase impossível manter alguma coisa no estômago, graças aos enjôos, causados em parte pelos hormônios da gravidez que circulam pelo seu corpo.

É provável que você esteja precisando fazer xixi com muito mais freqüência que o normal -- seu útero está crescendo e pressionando a bexiga, e os hormônios estão afetando o equilíbrio dos líquidos do corpo. Tudo isso costuma ir melhorando conforme a gestação avança.

Como fica sua vida

Por fora, você não parece grávida. Talvez nem se sinta grávida. Seu útero, no entanto, está crescendo para acomodar o bebê, que está cada vez maior. Antes da gravidez, o útero era do tamanho de um punho fechado. Agora, está do tamanho de um mamão papaia pequeno. Conforme ele vai crescendo, pode ser que você sinta um pouco de cólica e algumas fisgadas.

No comecinho da gravidez é comum as mulheres passarem por muitas mudanças de humor -- uma hora estão extasiadas com o fato de estar grávidas, na seguinte estão chorando de medo do que vem pela frente.

As coisas mais bobas bastam para provocar as lágrimas, mas fique tranquila -- tudo isso faz parte desta fase. A combinação de hormônios e o nervosismo com a gravidez e com o fato de virar mãe também pode resultar em sonhos intensos ou em insônia.

Tente relaxar, e dê a você mesma tempo para desacelerar -- será um bom treino para os próximos meses. Os altos e baixos emocionais podem durar toda a gravidez, e mais algum tempo depois que o bebê nascer, portanto o melhor a fazer é admitir que às vezes você vai se sentir fragilizada, e que não há muito o que fazer senão esperar passar.

Até duas em cada cinco gestações não passam desta fase devido a abortos espontâneos: o primeiro sinal normalmente é um sangramento. É uma sensação terrível, e acontece bem quando a mulher está se acostumando à idéia de estar grávida. Se isso tiver acontecido com você, seu médico vai tratar dos aspectos físicos, mas ajuda conversar bastante com seu parceiro -- que também vai estar muito abalado -- e com outras mulheres. Você vai se surpreender de saber quantas já passaram pela mesma experiência.

Dicas úteis

Você está tomando suplemento de ácido fólico? Se não, converse com seu médico. Quanto mais cedo você tomar, melhor, para evitar problemas na formação do tubo neural do bebê.

Palavras que saem dos olhos

Minha amiga e cumadre Fran me enviou e adorei! Obrigada!
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI95894-10473,00-PALAVRAS+QUE+SAEM+DOS+OLHOS.html

Palavras que saem dos olhos

“Helena e eu temos conversado muito com os olhos. Já sei quando ela está com sono e não com fome. Quando o dente dói e quando faz manha. Mas, dia desses, seus olhos me traíram.”

Sinto que os olhos de Helena estão suplicando por algo. Ela ainda não fala nada além de nããã e buuu, mas me parece que, lá no fundo de sua alminha de 6 meses, tem muito a desabafar. Vida de bebê não é um parque de diversões e creio que, se falassem, nossas relações seriam bem diferentes. Nós, adultos, não faríamos eles se sentirem no Barco Viking depois de tomarem 300 ml de leite, nunca falaríamos com eles pela manhã sem escovar os dentes e faríamos a barba antes de roçar nossos rostos em suas bochechas macias.

É fácil, só temos de fazer aquele exercício batido de nos colocar no lugar dos filhos que ainda não sabem falar para saber o que poderia estar entalado em suas gargantas. Imagine um cara de quatro metros de altura nos embalando no colo depois de nos encher de leite. Impossibilitados de falar, choraríamos de desespero e de enjoo, mas toda a nossa angústia seria entendida como “choro de sono”. Quanto mais chorássemos, mais forte o gigante nos embalaria cantando a mesma melodia que ele tem certeza de que adoramos e que canta desde o dia que nascemos. Como não dormimos, vem a mãe do grandalhão. Ela diz que estamos é com fome, e faz outra mamadeira. Mamamos, choramos, vomitamos. Normal, alguém diz. O pai do gigante nos pega e começa um serra-serra-serrador. Embriagados, choramos mais. Uma tia manda tirar nossa roupa, deve ser calor. Um tio diz que é a fralda suja, e manda trocar. E a vizinha fala em quebrante e coloca arruda atrás de nossa orelha. Alguém então decide que estamos com cólica. Colocam uma bolsa de água quente em nossa barriga e pressionam nossas pernas contra o nosso peito. Enfim, nos põem na cama e, quando percebem, dormimos. Era tudo o que queríamos.

Creio que, mais do que pela boca, as palavras dos pequenos saem pelos olhos. Eu mesmo fui chamado de idiota três vezes semana passada pelos olhos da Helena. Na primeira, estava lendo jornal com ela nos braços. Depois de uma página inteira, percebi que estava quieta demais e desviei os olhos para ela. Helena olhou para mim, olhou para o jornal e, com um ar de derrota, seus olhos me disseram: “Que chato, tanto tempo para ler e escolhe agora que está comigo...” Na segunda, fui trocá-la e percebi que suas dobrinhas estavam assadas. Não tive dúvida, peguei a pomada que a mão alcançou primeiro. Crente do quanto estava sendo um paizão, passei aquele creme azul quando percebi seus olhinhos me fuzilando. “Essa pomada é para o rosto”, falou minha mulher, horas depois. Na terceira vez, fui pegar Helena pela manhã e senti que ela me evitava. Achei estranho, até me lembrar do patê de alho que havia comido na noite anterior.

Helena e eu temos conversado muito com os olhos. Já sei quando ela está com sono e não com fome. Quando o dente dói e quando faz manha. Mas, dia desses, seus olhos me traíram. Sem mais nem menos, ela começou a chorar. Não era sono, não era fome, não era manha. Um choro sentido que só parou quando a mãe chegou do trabalho e a pegou no colo. Seus olhos sorriram e os meus ficaram tristes. E Helena entendeu ali que esse gigante aqui pode chorar também. Até de ciúmes.

Júlio Maria é editor de Variedades do Jornal da Tarde (SP), pai de Helena, de 6 meses, e de Eduardo, de 7 anos, e vive tentando entender o que se passa nas cabecinhas dos filhos

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

6 semanas

6 semanas Baby Center

Os traços faciais do embrião estão se formando, e há manchas escuras no lugar dos olhos, aberturas onde ficarão as narinas e pequenas saliências marcando as orelhas.

Os brotos do que no futuro serão os braços e pernas estão ainda mais evidentes. As mãos e os pés do embrião são achatados. Entre outras novidades estão o crescimento da hipófise e das fibras musculares.

Ainda não dá para ouvir, mas o coração (que está dividido nas câmaras direita e esquerda) está batendo ao ritmo de 150 batimentos por minuto - o dobro do seu ritmo cardíaco.

No meio desta semana, o embrião começa a se mexer. Mas não tem jeito, você terá de esperar até o segundo trimestre da gravidez para perceber as sessões de ginástica do seu bebê.

Como fica sua vida

PublicidadeAs pessoas ainda não vêm nenhum sinal das drásticas mudanças que estão acontecendo dentro de você, mas o sono e o enjoo podem atrapalhar sua vida, principalmente porque você pode ainda não ter contado no trabalho que está grávida.

Para compensar, descanse o mais que puder em casa e ao mesmo tempo tente incluir seu parceiro na gravidez. Trate dormir como uma prioridade, e fale com o médico se o enjoo estiver acabando com você ou se não conseguir segurar nada no estômago.

Você achava que as noites conturbadas só começavam quando o bebê nascesse? Muitas mulheres percebem que o sono já é afetado logo no começo da gravidez.

Às vezes a causa é física -- o útero, que está crescendo, pressiona a bexiga, obrigando você a levantar para fazer xixi no meio da noite. Ou então seus seios podem estar doloridos e você não acha posição na cama, ou ainda você acorda de repente pronta para um ataque noturno à geladeira. Veja nosso guia básico para uma boa noite de sono para conseguir o descanso de que tanto precisa.

Dicas úteis

Desejos! Tente matar a vontade de comer alguma coisa com lanchinhos saudáveis, como palitos de cenoura, salsão ou erva-doce, patês e frutas.

5 semanas

Minha DUM (data última menstruação) é 06/07/09.
Quando fizemos nosso bebê, eu sei, meu aniversário 15/07, mas foi no dia 16/07 comemoração atrasada kkkkk
Minha DPP (data prevista para o parto é 12/04/2010.

Descobri que estava gravida dia 15/08 então estava com 5 semanas.

O bebê Baby Center

O coração está se dividindo em câmaras e logo assumirá um ritmo mais regular. O embrião em si tem cerca de meio centímetro de comprimento e parece mais um girino que um bebê. Ele passará por um estirão esta semana.

Os órgãos principais, como os rins e o fígado, começam a crescer. O tubo neural, que liga o cérebro e a medula espinhal, vai se fechar esta semana. Começam a brotar os membros superiores e inferiores do embrião, botõezinhos que darão origem aos braços e às pernas do bebê. Os intestinos estão se desenvolvendo e o apêndice está no lugar.

Abaixo da abertura que mais tarde será a boca do seu bebê, há pequenas dobras onde o pescoço e a mandíbula inferior vão se desenvolver. Os traços faciais já começam a se desenvolver esta semana. As narinas se diferenciam e a primeira versão da retina, nos olhos, está em formação. Descubra de quanto ácido fólico você precisa.


Como fica sua vida

A maioria das mulheres tem enjoos, um sono absurdo e vontade de fazer xixi a toda hora. Há mulheres que também sofrem de dor de cabeça no primeiro trimestre da gravidez. É tudo normal, e é tudo muito chato, mas a parte boa é que são coisas que fazem parte da gravidez, portanto não vão durar para sempre.

Não fique preocupada se não sentir nada disso. Existem muitas mulheres que não têm nenhum sintoma. Considere-se sortuda, e lembre que o principal sintoma você já teve (na maioria dos casos), a ausência de menstruação.

Há, porém, alguns sintomas da gravidez que nunca devem ser ignorados. Se você tiver algum dos sinais de perigo do princípio da gestação, procure ajuda médica imediatamente.

É importante se alimentar bem em todos os estágios da gravidez, para que a criança receba todos os nutrientes de que precisa. Refeições leves e frequentes, além da ingestão de líquido, podem ajudar a evitar a indigestão e a combater o enjoo e o cansaço. O melhor é comer alimentos bem variados, o que vale também para as vegetarianas.

Como saber o tempo da gravidez?

Eu adoro o site do Baby Center você coloca alguns dados e eles te mandam toda semana o que esta acontecendo com vc e seu bebê. Abaixo como eles respondem a esta pergunta:

Como o BabyCenter Brasil conta sua gravidezurl: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/contabilidade/

Por que o BabyCenter conta a gravidez em semanas?


Você sempre soube que um bebê fica nove meses na barriga, e agora vem o BabyCenter com essa história de semanas... Fazemos isso porque é assim que o médico vai contar a sua gravidez também.

Para os médicos, a gravidez dura 40 semanas. Mas 40 semanas a partir de quando? Como na maioria das vezes não dá para saber exatamente que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação.

É claro que você não engravidou no primeiro dia da última menstruação. Mas é a partir desse dia que começa a contagem de 40 semanas. Como a ovulação acontece mais ou menos duas semanas depois do começo da menstruação, na prática a gravidez dura 38 semanas a partir do dia em que o bebê foi gerado.

Só que a contagem oficial, dos médicos e do BabyCenter, começa antes mesmo de você engravidar. É esquisito, mas é assim que o padrão foi estabelecido.

Caso você saiba direitinho o dia do começo da sua última menstruação, pode usar nossa Calculadora da gravidez para descobrir o dia em que as 40 semanas terminam, ou seja, para quando é o seu bebê.

Se você não lembrar o dia do início da última menstruação, mas achar que sabe o dia em que seu bebê foi "fabricado", pode usar nosso Calendário da gravidez, que lhe dará a resposta, junto com dicas preciosas para atravessar os próximos nove meses.


E quando a pessoa não sabe a data da última menstruação?


Isso acontece com muita gente, principalmente com quem tem ciclos irregulares. Nesse caso, a solução é fazer um ultra-som, pois no exame dá para medir o tamanho do embrião (ou do saco gestacional), e essas medidas darão uma boa idéia ao médico de há quanto tempo a gravidez começou.

É importante saber que as medidas da ultra-sonografia são mais precisas quanto mais cedo o exame for feito. Nas primeiras semanas (até a 12a), todos os bebês têm tamanhos muito parecidos entre si. Com o ultra-som, o médico dará a você uma data prevista para o parto.

A partir daí, a cada novo ultra-som que você fizer, pode aparecer uma data prevista para o parto diferente. Lembre-se que a mais confiável sempre será a que você obteve primeiro. A partir de 13 semanas, as diferenças genéticas fazem com que os bebês cresçam em ritmos diferentes. É por isso que uns nascem com 4 kg e outros com 2,5 kg, com o mesmo número de semanas (e perfeitamente normais).

Dica: Se você não sabe a data da última menstruação (também chamada de DUM), e só sabe a data prevista para o parto pelo ultra-som, volte 40 semanas a partir desse dia no calendário para conseguir uma DUM "artificial". Ela pode ser útil na hora de fazer exames, por exemplo, quando o laboratório pede essa informação.



Já sei a data prevista para o parto, mas o que isso quer dizer?


A data prevista (ou estimada) para o parto é o dia em que se completam as 40 semanas. Mas, a partir de 37 semanas completas, o bebê já não será mais considerado prematuro, se nascer. Dificilmente terá problemas, porque já estará formadinho, e só acumulando gordura para ficar mais forte.

Os bebês não marcam hora para nascer, por isso a partir das 37 semanas você deve ficar de prontidão para ver se tem sinais de trabalho de parto. O problema é que a espera pode ser longa: alguns bebês só resolvem nascer depois das 40 semanas.

Os médicos no Brasil não costumam esperar muito até depois de 41 semanas completas, e dão um jeito de fazer logo o parto. Mas em muitos países é considerado normal a gestação durar até 42 semanas.

Dê uma olhada na nossa seção de desenvolvimento fetal para ver imagens interativas do crescimento do bebê dentro da barriga, semana a semana, e também na apresentação de slides. Se você se cadastrar no BabyCenter, vai receber gratuitamente um email por semana explicando tudo o que está acontecendo em cada fase.



E quando me perguntarem de quantos meses estou, o que respondo?


Quase ninguém, exceto suas amigas que já ficaram grávidas, vai querer saber esse número em semanas. Querem saber mesmo em qual dos nove meses da gravidez você está.

Um truque para resolver esse problema é usar nossa Calculadora da gravidez para descobrir a data prevista para o parto, e então usar esse dia (digamos, o dia 12) para marcar as mudanças de mês. Desse jeito, o primeiro mês deve se completar mais ou menos com 5 semanas.

Contando com esse truque, um mês antes da sua data prevista para o parto você entra no nono mês, e completa o último mês na data prevista para o parto.

Sobra uma dúvida: Ok, você completou o quarto mês, e agora está no quinto. Então está grávida de 4 ou 5 meses? Tecnicamente, de 4, porque você só diz que um bebê tem 1 ano depois que ele completa esse ano e faz aniversário, certo? Mas você pode optar por dizer que está no quinto mês, o que também estará certo.

Para quem ainda duvidar do sistema de contagem por semanas, vai aqui a prova numérica: 38 semanas (40 menos as duas de antes da concepção) são 266 dias. Nove meses, fazendo uma média de 30 dias por mês, dá 270. Quase a mesma coisa.

Para seu médico, para a maternidade e até para o pediatra do seu filho, porém, o que vai importar mesmo é o número de semanas.



Por que se fala tanto em trimestre na gravidez?


Para facilitar, os médicos (e o BabyCenter) dividem a gravidez em três trimestres, que têm características diferentes entre si. Como a contagem é em semanas, e não em meses, a divisão fica assim:

- Primeiro trimestre: até o fim da 12a semana de gravidez. É a fase do começo da gestação, do sono, dos enjôos...

- Segundo trimestre: do início da 13a semana até o fim da 28a. Uma fase que costuma ser ótima, boa para fazer compras, investir na vida sexual e até viajar.

- Terceiro trimestre: A partir da 29a semana de gravidez. É quando a mulher fica mais inchada e pesada.

Recados deixados no orkut

Eu escrevi:
Olá a todos! Aproveito para informar que vou ser mamãe!!!!!!! Uma mamãe muuuuuuito feliz, bobona e radiante! Papai do céu obrigada pelo presente! Meu "trócinho" mamãe já te ama muito e vai se cuidar para que vc venha ao mundo com muita saúde. Carinho e amor vai ter de sobra rsrsrsrs

Meus amigos:
Oi prima
Que delicia, parabéns!!!! Que Deus abençoe esse anjinho que vem vindo ai.
Agora sobre a ordem a Andressa , vc e eu, vamos esquecer de mim, so vcs duas já está bom.
Fique feliz com a noticia.
Tenha uma otima semana
Fique com Deus
Bjs Karina M.

P A R A B É N S !!
P A R A B É N S !!
P A R A B É N S !!
P A R A B É N S !!
O SOBRINHO OU A SOBRINHA DA TIA VIVIAM JA ESTÁ A CAMINHO!!!UHUHUHUHUHUHUHH
E A TITIA VIVIAM FICOU MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO FELIZ COM A NOTÍCIA!!!
FORAM MUITOS PEDIDOS PARA O PAPAI DO CÉU!!! E É CLARO ELE NOS ATENDEU!!
TAMBÉM SERIA UMA JUDIAÇÃO DEIXAR UM ANJINHO SEM O CARINHO DESSA MÃE TÃO MARAVILHOSA QUE É A PRÔ CYNTHIA!!!
P A R A B É N S !!
P A R A B É N S !!P A R A B É N S !!P A R A B É N S !!P A R A B É N S !!P A R A B É N S !!
P A R A B É N S !!P A R A B É N S !!
P A R A B É N S !!P A R A B É N S !!
P A R A B É N S !!P A R A B É N S !!P A R A B É N S !!
BJINHOS...
P A R A B É N S !!

Que maravilha...Deus abençõe vcs e essa linda criança que esta dentro de vc...Deus ilumine ontem hoje e sempre...Beijimmmmmmm... Tia Fatima

Nossa que benção!!!! Fico muito feliz por vocêis, pois é sempre bom aumentar a família. Que Deus abençoe muito essa gestação e esse bebê que está p/ chegar, mande notícias!!! Beijão saudades Carla

Prima fiquei muito feliz com a noticia.....que Deus ilumine
esse nenem...é muito bom ser mamãe...estou de 3 meses...
nao senti nada esta sendo uma gravidez tranquila.....
que bom os priminhosou (a) vão nascer pertos....bjsss e muitas
felicidades...me mande sempre recados..... Andressa

oi cynthia....
fique muito feliz com a noticia tão esperada e desejada por vcs.
Agora cada momento de sua espera valerá a pena;
As descobertas estão prestes a começar e serão momentos inesquecíveis e único pra vc.
Parabéns e um bj pra vc. Delma

A CEGONHA TA SOLTA NA TURMA HEIM PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS Netinho

Ola Cynthia, fiquei muito feliz com a novidade viu, que Deus a abençõe
e tb esse bebezinho lindo que esta vindo, que venha com bastante saúde...
Parabéns pra vcs...
bjs.... Cida mãe da Karina

SÓ QUEM ESPERÁ PODE ENTENDER ESSE MOMENTO SEU AGORA, CADA DIA A ANSIEDADE E ESSA BARRIGA QUE NÃO CRESCE LOGO E DEPOIS DE 9 MESSES AQUELA CARA DE BOBO QUE FICAMOS POR LONGOS MINUTOS SEM FALAR NADA DEIXANDO SÓ O OLHAR DIZER TUDO,
DAI SEREMOS BABÕES PRO RESTO DA VIDA!
DEMOROU MAS FIQUEI SABENDO, CURTA ESSA BARRIGA MUITO E ESSE BEBE QUE VEM COLOCAR MAIS BRILHO EM SUAS VIDAS, JÁ POSSO ATÉ VER A VC E ELE BRINCANDO COMO VC FAZIA COM A INGRID.
BEIJOS PARABENS PRA VCS DOIS.
ACABARAM DE GANHAR NA LOTERIA EM BREVE RECEBERÁ SUA RIQUEZA!
IRAAN

Cynthia...parabéns pelo baby...que ele venha cheio de saúde...que Deus abençoe mto vcs!
Beijos Karina cunhada da Katia

Te vi na cidade , mas não quis sair correndo como louca , pois não se pode assustar uma gravida!!!!!!
saudades linda!!!!! Oiê JAPA!!!!!!!
Como está a barriguinha ?
Muito enjoada?
Muito soninho?
Mande noticias!!!!
saudades!!!!!!!!!! Cristiane L.

TUDO BEM PRIMA MAMÃE, COMO VAI O BARRIGÃO DEVE TÁ FICANDO LINDO,SAUDADES DE VCS.BEIJÃO E BOM FDS. Ivan

OI Cy, primeiro parabens espero que esteja muito feliz, manda uma abração para o Du. Um beijão, to morrendo de saudades. Diego

Olá, soube que a cegonha já agendou uma passagem por ai e queria te dizer que fiquei muito feliz com a novidade. Parabéns Deus os abençõe! Elisa

Oi Cy!!!!!!
Parabens!
Muitos beijos e muita felicidade....
Tem sentido sono?
Aproveite, durma bastante.
hahahaha.....
Vai encarar muitas noites sem dormir.
Mas... Acredite, vai acordar sem um pingo de sono e num pique que nunca sentiu, mesmo quando estiver cansada como nunca sentiu.
É algo maravilhoso.
Se me perguntar quais os dias mais felizes da minha vida, eu digo sem sombra de dúvida que foram os dias que nasceram meus filhos e se pudesse ampliar isso, diria que o periodo das duas gravidez.
Se deixar vou falar a noite intera, escrever sem parar....
Muitos beijos..... Roberta

CYNTIA, PARABÉNS PELO BEBÊ, QUE DEUS ABENÇOE MUITO SUA FAMÍLIA, SER MÃE É MARAVILHOSOOOO.... DEUS TE ABENÇOE VC MERECE.....
JÁ SABE O SEXO E COMO VAI SE CHAMAR???
FICA COM DEUS. BJOKAS Priscila

Oieee, tudo bem com vcs.....
Quando vão aparecer por aqui?
A Fran me contou da boa nova,
Tudo de bom, Bjsssss Marilda e Gi

Precisa colocar fotos da barriga para as amigas distantes participar desse etapa de vida bjs saudades Sheila

Q bom q lembrou de miiiiiiiiiiiiiiiim! Está gravidinha é? qdo vem? Está td bem com vc? POr onde vc anda?
beijos Patricia S.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mensagens de várias amigos recebidas por email.



Alegria....
Que este bebê seja o bebê mais lindo de todos os bebês do mundo... que venha com muita saúde para deixar os seus dias ainda mais cheios de alegrias e felicidades...
Vc merece!!!!! Q delicia rs Bjsssss Katia

aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que lindaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns amiga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É mujito bom ser mamãe, é a maior experiência da nossa vida!!!!!!!!! Parabéns, parabéns...
Estou muito feliz com a notícia!
Bjjjjj
Gabi.
PS: a camilinha já está esperando para brincar com o babê....bjjj

NOSSOS PARABÉNS FELICIDADES E QUE NASÇA FORTE E TORNE-SE UM SÃO
PAULINO(A) DE PREFERÊNCIA.
BEIJÕES MIL. Silva

Querida Cynthia
Adorei a novidade!!!Com certeza você vai ser uma "maezona"
Beijos, Marta

Obáaaaaaaaa!

Parabéns mamãe!
Estou feliz demais por vcs!
Eu ganhei uma sobrinha essa semana.... Meu irmão e minha cunhada não podem ter filhos e adotaram Thalia! Já estou apaixonada!
Cy! Tudo de melhor pra vc e seu bebê!
Bjocas Sheillinha

Olá, Futura Mamãe!!! Tudo bem ? Primeiramente fiquei muito feliz com a notícia desejo-lhe Parabéns!!!!!!! Quando ficou sabendo disso???? Agradece por tudo e que Deus dê-lhe em dobro o que você fez para mim.
Mil beijocas, Até breve. Silmara

olá cy td bem?
parabéns e que Deus abençoe suas vidas! os filhos são bençaos de Deus; Ele nos confia para que cuidemos conforme seus mandamentos e um dia Ele nos pedirá conta deles; mas demorou um pouquinho né????????????????? rssssssssssssssss bjssssssssssssssssssssssssss Claudelli

Parabéns!!!!!!!!
Fiquei feliz com a notícia, estou escrevendo em lilás, porque dizem que é a cor da mudança e pelo visto teremos muita mudança em vista para o próximo ano...
Beijo Silvia

Que legal!!! Parabéns...uma ótima semana pra vc tb...
Bjinhos Erica S.

Oi Cy, tudo bem?
Que alegria ao receber essa notícia maravilhosa!!! Parabéns e Deus abençoe esse anjinho que está na sua barriga.
Um grande beijo!!! Andréia G.

Olá moça feliz demais.
ADOREI saber da novidade.
Seguem algumas fotos que fiz da minha cunhada e da minha "prima" gravidissimas.
O seu vai ficar ainda mais lindo, pode acreditar.
Beijocas Vi

Ah menina!!!!!
Quando eu li o titulo da mensagem , logo imaginei!!!!!!!
PARABÊNS JAPA!!!!!!!
Aliás , parabens Japa e papai!!!!!!
Japa:Precisamos agitar VARIOS chas de bebê!!!!!!!!!!Pelo memos uns tres!!!!
Faça chas tematicos!!!!tudo branco(só roupas de cama e afins) , outro só de fraudas
e afins!!!E outro quando souber o sexo!!!!Um por trimestre.
Coloque as fotos da barriga crescendo no "Yakult" como fiz o Alezinho!!!!!
Fiquei muito feliz!!!!!
Já escolheu os nomes????
Conta , conta tudo!!!Faça um blog!!!!!!
MANDA NOTICIAS JAPA!!!!!!!
Beijão de todos Cris

Engraçada a tecnologia... não te conheço, falo sempre com vc e fico muuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiitttttttttttttoooooooooooo feliz por vc.
Agradeço a Deus tb pois a cada criança que chega, Ele nos dá o recado de que ainda não perdeu a fé na humanidade.
Seja muito feliz! Monika

Iupi parabéns amiga agora começa uma nova etapa estou muito feliz
Então no dia que começamos a falar vc já estava grávida
Que Deus acrescente muito mais em sua vida parabéns mesmo de coração bjs pra vcs Sheila

OOIii! Fico feliz por você.... Parabéns!!! E boa semana a você e seu bebezinho.... Um abraço e curte este momento.
Elizangela

Chinthia q felicidade!!!
Meus sonhos não foram mentira!!!!
PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vc sera uma otima mãe tenho certeza!!!!
PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ariane

Parabéns!!!!!!!!!!!!!!
Bem vinda ao clube das mães enlouquecidas com seus pequenos!
Beijos felizes!
Renata B.

Oi, Cynthia!!!
Nossa, fiquei super feliz com a novidade!!!
Tenho certeza de que vc vai ser uma excelente mãe!!
Parabéns, e que seu bebê venha com muita saúde, paz, felicidades!
Bjos, Carol

OIIII que noticia maravilhosa que legal é muito bom ser mãe fico muito feliz de saber dessa maravilha seja bem vinda ao mundo das mães . Muitas e muitas saude que Deus todo poderoso cuide de você e do seu bebê. Cy amei em saber que vc está gravida isso ai menina!!!!
Alexandra

Prô Cynthia estou muito feliz por vc!!!
Deus é maravilhoso em nossa vida!!!
Estou agradecendo muito a ele por ter atendido nosso pedido!!!
Não vejo a hora de te ver e dar um abraço em vcs!!!
bjinhos...
saudades... Viviam

Vc nao tem noçao como fiquei feliz com a noticia, vc merece uma familia linda, pra amar bastante e poder caber dentro deste seu coraçaozao. me conta, vc nao tomou nenhum remedio e deu certo?
Bjs e muitas felicidades pra vc e pro papai duarte. Rosana

Ola Cynthia,
Mais que noticia boa, fico muito feliz por vc.
Que Deus te abençoe e ilumine todos os dias...
Continue me mandando noticias viou.
bjs e felicidades Paula

PARABENSSSSS!!!!
BEM QUE EU TINHA DESCONFIADO..
NO DIA QUE NOS ENCONTRAMOS NO MERCADO..
COMENTEI COM PAULINHO, QUE VC ESTAVA COM UM AR RADIANTE, BONITA...
NA MINHA CABEÇA VEIO QUE VC ESTAVA GRAVIDA..RSRSR MAS NÃO COMENTEI
COM VC PORQUE FIQUEI MEIO SEM GEITO DE FALAR..
PARABENS, QUE DEUS TE ABENÇOE ,, VC MERECE MAMÂE.. DE UM ABRAÇO NO PAPAI POR NÓS
DEIXO AQUI PRA VCS NOSSOS SINCEROS VOTOS DE FELICIDADES..
UM GRANDE ABRAÇO PROS MAIS NOVOS PAPAIS...
BJS BJS BJS BJS.....
PAULO E KÁTIA...

PARABENS FIQUEI SABENDO AQUI!
tipó é minina ou menino? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Gil

MTO LEGAL, CYNHIA
FICO MTO FELIZ POR VCS DE VERDADE.......
BJKAS E QUE TUDO DECERTO E SEJAM MTO FELIZES
BJKAS GRANDESSSSSSSSSS
E AVAI AVISANDO...... Fatima

Parabéns!!!!!
Que Deus os ilumine sempre.
Você merece ser muito feliz!!!!
Um abraço. Cintia P.

BOM DIA FLORES...
QUE A SUA SEMANA SEJA REPLETA DE BENÇAOS E DE MUITA LUZ....
QUE ESTE NOVO CAMINHO SEJA REPLETO DE INUMERAS DESCOBERTAS E REALIZAÇOES...
SER UM MODELO DE COISAS BOAS PRA ALGUEM ,É MARAVILHOSO E MUITO GRATIFICANTE,
MELHOR AINDA SENDO ALGUEM QUE DURANTE UM PERIODO CUIDAREMOS DENTRO DO NOSSO SER (E SO SEU ), DEPOIS DO MUNDO...
A MELHOR RECEITA E A MELHOR MANEIRA DE PASSAR POR ELE ,SÓ VC SABERA,NAO EXITE EM SEMPRE DAR O MELHOR DE SI ,,QUE SERA SEMPRE O MAIS IMPORTANTE...
E SE FICAR COM VONTADE DE ALGUMA GULOSEIMA,....É SO FALAR...
FIQUEI MUITO FELIZ POR VOCES , E NO QUE EU´PUDER TE AJUDAR, ESTOU A DISPOSIÇAO,POIS NAO ESTOU MAIS TRABALHANDO EM SAO PAULO E ESTOU MONTANDO UMA SALA DE ATENDIMENTO EM MAIRIPORA (AINDA ESTOU A PROCURA DE UM LOCAL), MAS SEI QUE O UNIVERSO JA MATEREALIZOU PRA NOS).ASSIM QUE DEFINIR TE AVISO...
A AIME FICOU MUITO FELIZ EM SABER DA NOVIDADE E EU TAMBEM...
UM BEIJAO EM SEU CORAÇAO E MUITA CALMA NESTE MOMENTO...
CURTA-SE MUITO....
CARINHOSAMENTE
HELOIZA

Boa noite!!!!!seu e mail li hj.Porém,soube da sua gravidez pela Viviam.Fiquei imensamente feliz por vc,no msm momento elevei meu pensamento ao céu num ato de agradecimento a Deus por ter escolhimento para esse milagre da vida e ter cumprido o desejo do seu coração.Tuda dará certo,se Deus quiser e com certeza Ele quer......Daqui por diante vc conhecerá o amor mais profundo,sincero e infinito da sua vida.Ser mãe é algo inexplicável...só há adjetivos positivos.Gosto muito de vc,gostaria que estivesse lá no Im para curtirmos essa gestação juntas.Fique com Deus e que Ele te acompanhe sempre.Bjus Maria josé

Estas são as mensagens que recebi por email, teve outras no cel, pessoalmente, enfim, agradeço a todos que torceram por nós e irão acompanhar nossa trajetória com muita saúde e alegrias.

Deus muuuuuuito obrigada!!!!

Meu primeiro POSITIVO




Tinha consulta marcada para 17/8 na Fundação ABC para começar tratamento de Fertilidade e minha menstruação tava atrasada d e n o v o. Não queria chegar no medico com dúvida então fui na farmácia e pedi "quero um teste bom, barato e que dê POSITIVO KKKK".

No dia 15, fiz o teste. Como demora! Aqueles minutos não passam! Coloquei o potinho na janela pros gatos não derrubarem rsrsrs Quando fui ver, tinha dois riscos rosa. Me deu um branco, fui ler de novo a bula e a caixa do teste. Fui até o quarto e falei pro meu marido "o teste deu 2 riscos rosas" e ele "o que quer dizer isso?" "POSITIVO"

Pronto levantou num pulo super feliz me abraçou e já foi ligando pros amigos. Eu fiquei apavorada e se o teste estivesse errado? Não queria falar pra ninguém enquanto não tivesse certeza.

Iamos levar minha cunhada ao hospital para fazer uns exames então aproveitei e fui junto, passei no Pronto Socorro e depois de 1 hora a confirmação POSITIVO. Agora sim pulamos de felicidade no corredor do hospital, abraçamos o médico e minha cunhada que esperava na recepção. Na volta pra casa só dava os dois no celular avisando todo mundo. Eu tava muuuuuuuuuito feliz e grata e chorei quando minha amiga Fran se emocionou com minha ligação e não parava de chorar, que fofa!. Todos ficaram super felizes pois foram 4 anos de espera. Obrigada pelo carinho de todos.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Conversar é preciso.

Conversar com amigos é muito bom mas conversar com pessoas que estão passando pelo mesmo momento que você é melhor ainda. Quando estamos com uma ideia fixa nos tornamos chatas, só queremos falar daquilo, então melhor falar com quem também tá interessado no assunto.

Poupei só um pouco o ouvido das minhas amigas kkkkk e me cadastrei no http://www.e-familynet.com/

Adorei, adoro, tem forum de discussões sobre fertilidade, gravidez, bebês, crianças, animais... vale a pena conferir!

Fundação ABC

Para fazer o tratamento na Fundação ABC, basta marcar a palestra (Fone: 4993-5401- melhor horário para ligar é entre 14:30 e 15:30h) e fazer os exames solicitados.
Não tem fila de espera e o tratamento corre de acordo com o seu retorno (e do seu esposo) com os exames e do resultados deles.

A maioria dos exames só valem por 6 meses, exceto a histerossalpingografia e a histeroscopia diagnóstica.

EXAMES SOLICITADOS:

Mulher:

Tipagem sanguínea
Hemograma completo
Coagulograma
Glicemia em jejum
T4 livre
TSH
Sorologia CMV
VDRL
HTLV I II
Sorologia HIV
Sorologia Hepatite B
Sorologia Hepatite C
Sorologia Toxoplasmose
Sorologia Rubéola
FSH (3° a 5° Dia do ciclo)
LH (3° a 5° Dia do ciclo)
CA 125 (3° a 5° Dia do ciclo)
Prolactina (19° a 21° Dia do ciclo)
Progesterona (19° a 21° Dia do ciclo)
Histerossalpingografia
Histeroscopia diagnóstica


Homem:
Tipagem sanguínea
Sorologia HIV
Sorologia Hepatite B
Sorologia Hepatite C
VDRL
Hemograma completo
Glicemia em jejum
HTLV I II
Espermograma (obrigatório ser feito na Fundação ABC)

Custos:
Depende da renda do casal você tem descontos e os valores dos procedimentos são bem mais em conta do que em Clinicas Particulares.

Então...

Então depois de 10 anos tomando anticoncepcional, você para e quer engravidar no mês seguinte. Infelizmente não é bem assim, não foi comigo e nem com muitas amigas minhas.

Enquanto você namora todo mundo pergunta "qdo vai casar?" ai vc casa e a pergunta muda "qdo vem o bebê?" o falta de assunto. Principalmente porque vc já se cobra e nem precisa dos outros fazendo isso.

Do nada vc olha em volta e todo mundo está gravido menos vc.

Durante 4 anos fizemos a lição de casa kkkkk, também fizemos exames e mais exames.Cada exame dolorido e com nomes esquisitos (histerosalpingografia, histeroscopia diagnóstica, exame pós coito e por ai vai). Alguns medicos,diziam ser menopausa precoce, falta de ovulação, ovário diminuindo de tamanho, líquido cervical ácido que mata os espermatozóides, tudo isso porque tenho 34 anos e não quis ter filhos mais cedo, quis fazer faculdades, pós graduação, ter um emprego estável, ter uma vida mais segura e principalmente ter maturidade para ser mãe. Que coisa né!

Resumindo, estavamos com consulta marcada para fazer tratamento na Fundação ABC, inseminação, fertilização, enfim, jogamos a toalha, relaxamos...

Eu principalmente, tava curtindo meus gatos, e recebi a notícia que ia ser titia. Minha cuhada tava gravida e joguei todas minhas expectativas nela, fui junto no 1º ultrasom, chorei, consulta com ginecologísta, fiz pesquisas na internet tava adorando a idéia de ser titia enquanto aguardava minha vez.

Falando de outro sonho...

Como sou professora há 20 anos não tenho dúvidas que amo crianças.
Ah! Tem também aquele lance de relógio biológico kkk

Li e concordo.
http://delas.ig.com.br/planejamento+versus+relogio+biologico/n1237496371751.html

Planejamento versus relógio biológico
Os riscos de adiar o sonho da maternidade
Paloma Lopes | 30/05/2008 17:37


Arrumar um bom emprego, encontrar a cara-metade, subir ao altar, realizar o sonho da casa própria. Esses são apenas alguns detalhes que a grande maioria das pessoas anseia em conquistar antes de pensar em aumentar a família. Não é por acaso: ter um filho requer responsabilidade, afinal é um compromisso para toda a vida. Além disso, futuros papais e mamães querem dar o melhor para seus rebentos – e, em termos financeiros, criar uma criança hoje em dia custa muito, muito caro. Por isso, a maternidade está cada vez mais sendo adiada, uma vez que conquistar todos os requisitos para uma vida, digamos, bem-sucedida, leva tempo. Só que essa demora pode ser arriscada, principalmente para as mulheres. Tudo por causa do tal relógio biológico, que limita suas chances de conseguir engravidar. Dia após dia, ano após ano.

O modelo urbano em que vivemos estimula as pessoas a ansiarem por construir um castelo impecável para, depois, colocar um filho lá dentro. Só que essa visão de retardar a maternidade compromete a obtenção de uma futura gestação, já que há uma limitação da natureza para o corpo feminino, alerta Nelson Antunes Júnior, ginecologista especialista em reprodução humana do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Segundo ele, como o número de óvulos produzidos é finito, as chances de engravidar diminuem significativamente a partir dos 36 anos, aproximadamente.

Em termos matemáticos, a conta é simples: uma mulher quando menstrua pela primeira vez possui cerca de 400 mil óvulos. Por volta de 12 anos antes de atingir a menopausa – ou seja, se ela ocorrer aos 48, com 36 anos – o corpo feminino possui não mais do que 25 mil deles no ovário. Esse é o primeiro tombo da fertilidade. A cinco anos da menopausa, então, a queda é ainda maior: só cerca 5 mil óvulos. Vale lembrar, ainda, que os óvulos recrutados nos primeiros momentos da vida são aqueles mais espertos, de melhor qualidade biológica. Por isso digo para uma paciente que ontem ela era mais fértil do que hoje, e assim sucessivamente. Porque biologicamente o período ideal para engravidar ocorre dos 15 aos 30 anos, diz Antunes Júnior.

Outro aspecto que chama a atenção quando o assunto é esperar pela construção completa do castelinho é o risco maior de o feto apresentar doenças genéticas. De acordo com o especialista, apenas um em cada 2 mil bebês apresenta síndrome de down, por exemplo, se foi concebido por uma mulher de até 30 anos. Já aos 44, as incidências de crianças com esse problema são bem maiores: uma em cada 40 nasce com a doença. Quando o assunto é gravidez, é preciso ter em mente que a idade é sempre um adversário, comenta.

Porém, aí vai uma ótima notícia para mulheres que não querem correr o risco de não conseguir engravidar no futuro: hoje já é possível, graças aos progressos do meio científico, congelar óvulos com um aproveitamento posterior significativo. Quando minha filha tinha 11 anos, em 1993, saí de casa e disse a ela: papai está indo para um congresso muito importante, porque tudo indica que muito em breve vou poder guardar seus óvulos e congelá-los para que você engravide quando se sentir pronta, lembra Antunes Júnior. Não deu outra: hoje, depois do amadurecimento de diversas pesquisas, os óvulos de uma mulher de, por exemplo, 26 anos, podem ser congelados, com taxas de cerca de 96% de aproveitamento. Isso certamente vai proporcionar uma revolução nesse modelo de comportamento de mulheres que querem esperar pelo momento oportuno para ter um filho, muitas vezes inclusive por não terem encontrado o parceiro que desejam, ressalta.

Em outras palavras, a mulher que hoje está no período biológico considerado ideal para engravidar pode ter seus óvulos congelados e futuramente, mesmo que seja com 50 anos ou mais, gerar uma criança. Afinal, questionado sobre a idade-limite para uma gestação, o ginecologista explica que, se for saudável, a mulher pode realizar um pré-natal mesmo com idade avançada. Na Europa, uma mulher de 63 anos deu à luz gêmeos. Como a possibilidade do congelamento ainda é recente - ou seja, ela não pôde congelar seus óvulos quando tinha 20 anos -, é claro que recebeu óvulos de outra pessoa. Mas em termos da gestação em si, se não tiver doenças como pressão alta ou insuficiência renal, que tornam complicados pré-natais em qualquer idade, não vejo problema algum em mulheres mais velhas receberem óvulos congelados, independentemente de serem seus ou não. São gestações absolutamente normais e tranqüilas, esclarece.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Que susto!





Já comentei que moramos num apartamento mas como é no último andar, 4ºandar, temos quintal e em frente ao nosso apto, tem uma área com churrasqueira, salão de festas que todo os apartamentos usam também como varal. Esta área é toda avarandada e a Pucca fica andando no apoio estreito, deita e fica olhando lá pra baixo, dá até um frio na barriga.
Um dia dei falta da Pucca, procurei por mais de 1 hora, fiquei desesperada, até na maquina de lavar eu olhei, tinha colocado roupa de cama pra lavar e imaginei "Pronto coloquei a gata junto na máquina e ela ta lá se afogando!"
Fui procurá-la na churrasqueira mesmo tendo a certeza que nem abri a porta do quintal.
Depois de muito chamar, eu e o Kiry que miava andando atrás de mim kkkk. A Pucca apareceu em cima da laje. Toda graciosa, meiga e arteira.
Ainda bem que só tem um predio ao lado do meu e não tem como ela descer pra rua. Que susto!
Depois de muito tempo o Kiry também aprendeu a subir, ainda tem dificuldade pra descer mas ele chega lá.
Ah! Tem uma coisa ruim, para os passarinhos, fazer ninhos no meu telhado não é mais uma opção, a Pucca já trouxe dois filhotes aqui pra baixo e como ela morde e brinca eles não tem nenhuma chance. Que dó!

Dia da castração.19/8/2009 Que dia horrivel! Assustador!







Desde que ganhamos os gatinhos, sabíamos dos benefícios da castração e esterilização. Meu marido até pensou em não castrar o Kiry, (macho protegendo outro macho kkkk)mas, quando ele começou a urinar dentro de casa para marcar território, não tivemos dúvidas.
A castração do Kiry foi bem tranquila, até assisti o procedimento, foi rápido e o único incoveniente foi usar o colar para melhor cicatrização. Tadinho!!!
A esterilização da Pucca no dia seguinte foi mais estressante. Como é um procedimento mais invasivo, ela teve que ficar horas no consultório. Nunca tinha ficado preocupada assim, parecia que tinha deixado um filho no hospital, queria ficar com ela. Foi dificil esperar...
Mas o pior estava por vir, a cirurgia foi perfeita, só 3 pontos aparentes que cicatrizaram rápido, o pêlo cresceu e nem parece que passou por uma cirurgia. Mas, na noite da cirurgia... a reação da anestesia deixou a gata LOUCA, ela miava, rugia, ninguém podia nem olhar, nem eu, nem meu marido, nem o Kiry. Ficou um tempão embaixo da cama, quando tentei tirá-la, fez xixi em mim de medo. Me arranhou feio! Tivemos que colocá-la numa caixa virada pra parede para parar de gritar.
Ficamos muito preocupados, liguei para o veterinario, para minha amiga Rosana que ama gatos, eles nos acalmaram dizendo que era reação aos medicamentos e no dia seguinte já ia melhorar. E melhorou, quando a levei ao médico estava super dócil, como antes. Quando a noite ela foi dormir na nossa cama chorei de novo, nem acreditava que tinha passado aquela raiva toda.
Nunca mais pretendo vê-la assim. Ufa!

Perguntas e respostas sorbe a castração/esterilização

Hoje em dia, mais pessoas estão castrando /esterilizando seus animais. Porquê?
Porque aquelas pessoas que moram com gatos estão descobrindo os muitos benefícios de se castrar e esterilizar. Esse texto resume os benefícios e questões comumente feitas sobre castração /esterilização. Se você tiver outras questões, pergunte ao seu veterinário.

Eu ouvi falar sobre o problema da superpopulação. Qual é, exatamente, o problema?
Falando de modo simples, há mais animais de companhia nascendo do que há casas para eles. Por essa razão, mais de 10 milhões de cães e gatos nos EUA são eutanasiados todos os anos, em abrigos de animais, porque ninguém os quer. A grande maioria dos animais que são mortos, não estão idosos, machucados, doentes ou são anti-sociais. São jovens, bonitos, amigáveis e brincalhões. Alguns parecem ser gatos de raça.
Não existem dados sobre os animais que morrem todos os anos devido ao abandono, negligencia, abuso, fome, ou crueldade. Por causa do problema da superpopulação, alguns cuidados devem ser tomados para evitar que os animais de companhia procriem.Uma solução é castrar/ esterilizar seu animalzinho de estimação.

O que é castrar e esterilizar?
Fêmeas são esterilizadas. Machos são castrados. Esterilizar e castrar tira do animal a capacidade de se reproduzir. Esterilizar significa a remoção cirúrgica do útero e dos ovários. Castrar significa a remoção cirúrgica dos testículos. Ambas operações, feitas sob anestesia geral são seguras, rotineiras e relativamente indolores. Tipicamente, um (a) gato (a) está recuperado (a) depois de um dia da cirurgia.

Quais são os benefícios de castrar/ esterilizar?
· Animais de companhia castrados ou esterilizados são menos distraídos por seus instintos sexuais. Eles se tornam mais responsivos aos membros da família.
· Animais castrados/ esterilizados são menos propensos a vagar pelas ruas e se perder ou se machucar em busca de um par (gatos machos podem sentir o cheiro de uma fêmea no cio a grandes distâncias.)
· Gatos castrados/ esterilizados são menos propensos a brigar com outros gatos, se resguardando de muita dor e seus donos de altas contas veterinárias.
Castrar ou esterilizar, contrariamente às crenças populares, não faz do gato preguiçoso ou gordo. Além disso, o metabolismo dele muda após a castração/ esterilização e o gato necessita de menor quantidade de comida. Você ainda economiza em rações.

Para aqueles que têm fêmeas:
· A fêmea esterilizada é menos propensa a desenvolver câncer ou piometra, uma infecção uterina comum em fêmeas não castradas.
· As fêmeas no cio urinam e defecam em lugares inapropriados e mancham carpetes e mobília. Além disso, elas atraem machos briguentos, barulhentos e incômodos. Esterilizá-las elimina este problema.
· Fêmeas prenhes comem muito mais, tanto durante a gravidez, quanto depois de a ninhada ter nascido. Os cuidados de saúde para uma fêmea prenhe são caros.
· Criar os filhotes é muito caro, e a alimentação, vermifugação, vacinação, anúncios e doação dos mesmos, consome muito tempo.

Para aqueles que têm machos:
· Os machos castrados são menos propensos a sofrer de infecções ou doenças nas glândulas reprodutivas ou prostáticas, ou desenvolver problemas genito-urinários. Essas doenças podem levar a doenças nos rins, o problema mais comum em machos não castrados com mais de cinco anos de idade.
· Os machos não castrados fazem “spray”, um ato típico de urinar para marcar o território tanto dentro como fora de casa. Esse spray tem um odor inconfundível, de tão forte. Castrar os gatinhos ainda jovens, ajuda a eliminar este problema.

Castrar não é caro?
A maioria dos veterinários tenta manter preços razoáveis para castrar/ esterilizar, mas os preços, na verdade, variam. Nós sugerimos que você ligue para várias clínicas veterinárias que realizam esses procedimentos, para verificar quais seriam os custos para seu gatinho.
Lembre-se, o custo, uma única vez na castração é mínimo se comparado aos custos de repetidos tratamentos veterinários, para animais machucados quando expostos a brigas ou mesmo por perambular nas ruas. Adicionalmente, pagar pelos cuidados necessários à mãe dos filhotes, incluindo parto por cesariana, se for necessário, mais alimentação, vermifugação e vacinação das ninhadas, pode resultar em contas veterinárias excessivas.

Quanto tempo demora em se castrar / esterilizar um gato?
A maioria das clínicas e hospitais veterinários receberá seu gato durante a manhã, e normalmente o gato está pronto para ser retirado no final do dia. Achar tempo para isto é mais uma vez comparado ao tempo que você irá perder em visitas ao veterinário para tratar os gatos não castrados, doentes ou machucado, ou para encontrar lares para os filhotes que nascem.

A castração / esterilização mudará a personalidade do meu gato?
A maioria dos donos de gatos não nota mudança alguma na personalidade de seus gatos. |se alguma mudança é notada, tipicamente diz respeito a uma diminuição no desejo de sair de casa, brigar com outros animais, ou exibir comportamentos agressivos ou ansiedade. Ao contrário, eles ficam muito mais dóceis.

Meu gato nunca sai do meu jardim. Porque eu deveria castrá-lo / esterilizá-lo?
Você já leu sobre os benefícios de saúde da castração/ esterilização. Uma fêmea esterilizada antes de seu primeiro cio é 200 vezes menos propensa a desenvolver câncer de mama, além disso, acidentes ocorrem com freqüência, mesmo nos nossos jardins, já que qualquer gato pode arrumar um jeito de entrar. Lembre-se, gatos castrados / esterilizados são mais fáceis de cuidar, são mais calmos e mais atenciosos a você.Mas eu sei que posso encontrar um bom lar para cada filhote da ninhada...
Muitos animais em abrigos são levados por seus donos que foram incapazes de encontrar um lar para eles. É como numa dança das cadeiras: quando a música pára, os que sobram são eutanasiados...Eu quero que meus filhos tenham a chance de vivenciar o milagre do nascimento.
A televisão e as bibliotecas são fontes altamente informativas para que você possa ensinar aos seus filhos tudo sobre a reprodução dos animais. Para milhões de gatos, no entanto, o “milagre do nascimento” é facilmente combinado ao aumento no número de animais eutanasiados devido à superpopulação desses animais nas ruas.
Mas eu quero acasalar meu gato de raça pura, para ganhar dinheiro.
A criação profissional de animais é uma ciência que envolve anos de estudo das características desejadas da raça. Para os novatos, pouco dinheiro, se algum, pode ser ganho quando a mãe e os gatinhos são alimentados, vacinados, vermifugados, anunciados e vendidos da maneira correta.

O meu animal de estimação é muito velho para ser castrado / esterilizado?
Gatos podem ser castrados e esterilizados todos os dias. A não ser que seu gato tenha problemas de saúde, a castração / esterilização é segura e um procedimento de rotina. Seu veterinário ou uma clinica que castre / esterilize a custos baixos, deverá examinar seu gato antes da cirurgia para determinar se algum problema de saúde está presente. Os donos de gatos maduros, ou seniores, também aproveitam os benefícios da castração / esterilização!

Agradecendo a:
Texto da TICA (The International Cat Association),
traduzido por Leonora Vassão, do Gatil Soberano

Gatas são mais espertas que gatos?




Será que gatas são mais espertas que gatos?
A Pucca faz tudo primeiro que o Kiry.
Subiu primeiro no batente das portas, em cima da geladeira, no armário tá quase no teto (foto a cima).
Enquanto isso o Kiry fica olhando e aprendendo kkkkk as vezes para no meio do caminho, olha ele no microondas querendo ir mais alto.

Cuidados para evitar intoxicação nos gatos

Li eata materia que minha amiga amiga Fran me mandou, foi publicada hoje no site da GNT

Você colocou telas nas janelas, escolheu vários brinquedos, comprou uma caixa de areia e até mandou fazer uma capa resistente para o sofá, pensando em preparar a casa da melhor maneira possível para abrigar seu gatinho. Mas, ainda assim, o ambiente doméstico pode esconder ameaças aos felinos. Medicamentos, produtos de limpeza e até algumas espécies de plantas oferecem risco à saúde desses animais.

Segundo a veterinária Heloísa Justen, da clínica Gatos & Gatos, o dono precisa ficar atento, principalmente, na hora da faxina. “O material de limpeza deve ser guardado sempre fora do alcance dos animais. Desinfetantes cuja fórmula contém pinho ou fenol são muito tóxicos para gatos e não podem ser usados em tigelas de alimentos, nas áreas ocupadas pelos animais de estimação, no local de dormir e nas caixas de areia”, diz ela.

Ao decorar a casa é preciso levar em conta o morador de quatro patas. Os felinos são curiosos e adoram brincar com plantas. Além da comigo-ninguém-pode, reconhecidamente tóxica, espécies aparentemente inofensivas, como azaléia, hortênsia, lírio, crisântemo, erva-de-passarinho, hera e copo-de-leite, por exemplo, podem causar queimaduras, alergias e até matar, se ingeridas em grande quantidade. “Abricó (damasco), cogumelos, açafrão, loureiro e ervilha-de-cheiro também são venenosos. A cereja (galhos, folhas, tronco, frutos e caroços) é outra ameaça, assim como a cebola”, ensina Heloísa.

Outro risco para os gatos é quando o dono resolve medicá-los por conta própria. A veterinária alerta que nem todo remédio usado em humanos serve para os animais. “O ácido acetilsalicílico (Aspirina) e o paracetamol (Tylenol) são tóxicos para felinos, assim como o ibuprofeno (Advil), a fenilbutazona (Mioflex), o azul de metileno (Sepurin) e a fenazopirina. O iodo deve ser diluído antes de ser aplicado no corpo do gato, a fim de evitar ingestão, queimaduras ou irritações na pele”, explica Heloísa. “Coleiras antipulgas que contenham organofosforados também não devem ser utilizadas”, acrescenta ela.

domingo, 18 de outubro de 2009

Banho dar ou não dar?



Momentos interessantes... Do banho até que eles gostam mas a Pucca tem pavor de secador então banho só quando tiver SOL. Uma vez por mês ou quando acho necessário. As patinhas lavo mais frequencia kkkk

Moramos em apartamento mas como é no último andar temos quintal, os gatos agradecem.

Dicas para dar banho no gato: Li num site.
Exceto para retirar um nó ou realizar algum procedimento médico, praticamente não há outro motivo para raspar o pêlo do gato. Os gatos precisam de uma camada espessa de pêlos - sua remoção pode desequilibrar sua temperatura corporal e expor a pele geralmente protegida. Cortar o pêlo de um gato de pêlo longo para melhorar a aparência e evitar nós e emaranhados é bom, mas o corte deve ser feito por um profissional especializado.

De modo geral, também não é necessário banhar o gato, visto que eles conseguem se manter limpos. Às vezes, no entanto, um banho é necessário para tratar ou controlar pulgas, limpar um felino aventureiro, tratar um problema dermatológico ou retirar algo perigoso do pêlo do gato. Os escrupulosos, inexperientes e indecisos devem deixar que um veterinário ou outro profissional qualificado cuide desses banhos obrigatórios. Para quem quiser tentar em casa, eis alguns ensinamentos básicos sobre o banho.

Prepare-se - separe os produtos necessários com antecedência. Você precisa de um bom xampu para animais de estimação (peça ao veterinário que receite xampus medicinais para pulgas ou problemas dermatológicos, não compre qualquer produto na farmácia); uma toalha grande e macia; escova e pente; e um chuveirinho ou um recipiente de plástico para molhar e enxaguar o bichano. É melhor pentear o pêlo do gato antes do banho, se possível, sobretudo se ele tiver pêlos longos. Se você sabe como fazê-lo, é hora de cortar as unhas do gato (observação: você pode proteger os olhos do gato durante o banho com uma pomada oftálmica neutra indicada pelo veterinário).

Prepare o local do banho para todas as etapas - use uma pia grande com uma torneira móvel ou a banheira. Encha a pia antes de colocar o gato dentro e veja se a água não está quente ou fria demais. Uma temperatura confortável para as mãos funciona bem para o gato. Você vai se molhar, ficar coberto com espuma de sabão e é provável que um gato irritado e ensaboado pule em você. Por isso, vista roupas adequadas, que possam molhar e protegê-lo de arranhões.

Antes do gato entrar em cena - dar banho em gatos costuma ser um trabalho para duas pessoas - uma para segurar o animal e outra para banhá-lo - mas você pode tentar sozinho. De qualquer modo, treine as técnicas de contenção do animal em terra firme, antes do banho. Com a mão, segure o gato com firmeza, mas cuidadosamente, na nuca, pressionando de leve para baixo. Veja se você consegue alcançar as diversas partes do corpo do gato com a outra mão. Calcule quando e como você terá de mudar de mão para segurar o gato durante o banho. Planeje o banho passo-a-passo antes que o gato entre na pia ou na banheira; caso contrário, ele conseguirá fugir se você hesitar ou ficar confuso.

Comece a ensaboar o bichano - molhe o gato, da cabeça até o rabo. Aplique o xampu do mesmo modo, faça espuma e enxágüe bem (leia atentamente as instruções no rótulo de xampus medicinais. Alguns precisam de 5 a 15 minutos antes de enxaguar para que façam efeito). É importante enxaguar bem. Os resíduos de sabão podem irritar a pele do gato ou serem engolidos quando o animal lamber o pêlo. O enxágüe também elimina pulgas e outros parasitas imobilizados - mas não mortos - pelo banho.

Enxugar o gato - delicadamente, esprema o excesso de água do pêlo do bichano, enrole-o em uma toalha grande e macia e enxugue-o. Se o gato deixar, você pode desembaraçar o pêlo, se necessário. Caso contrário, espere até que ele esteja seco e calmo. Se você tiver sorte, o gato pode tolerar o som e a sensação de um secador de cabelo. No entanto, não conte com isso - muitos gatos ficam aterrorizados com o aparelho. Isso não é algo para descobrirmos depois do banho. Veja como o gato reage ao secador de cabelo em um dia que ele não tomar banho. Se ele ficar morto de medo, use só a toalha. Talvez, aos poucos, você consiga que ele se acostume ao som e à sensação do aparelho (sobretudo se você lhe der banhos freqüentes quando ele ainda for filhote) - mas talvez você não tenha tanta sorte.

H. Whiteley. "HowStuffWorks - Como cuidar de gatos". Publicado em 10 de agosto de 2006 (atualizado em 16 de maio de 2008) http://casa.hsw.uol.com.br/como-cuidar-de-gatos6.htm (18 de outubro de 2009)

Mico, eu paguei um mico enorme kkkkk


Já disse aqui no blog que temos 2 gatinhas lindas!
Um dia cheguei em casa e a Kiry estava esquisita, quando olhei bem de perto, sua genitália estava inchada. Será que algum bicho lhe picou? Uma infecção?

No dia seguinte fui cedinho ao veterinário. Ele olhou, olhou e nada. "Mas doutor a genitália dela tá inchada!" "Isso aqui Cynthia? É o testículo que desceu!"

Ah não! Ganhamos uma gata e agora descobrimos que é um gato kkkkk Que mico!

Temos então um casal fofo o Kiry e a Pucca. Vamos ter que pensar em castração.

O tempo passa.




Nossos bebês estão crescendo rápido. ESCREVENDO NO CADERNO E USANDO O COMPUTADOR KKKKK

Vermífugos e vacinas

Engraçado, nas primeiras tentativas de dar vermífugo não tivemos sucesso. Eles não engolem, mesmo quando amassamos e misturamos com aqueles saches de comida, ou quando misturamos com aquele danone que eles adoram lamber a tampinha kkkk

Melhor maneira de dar comprimidos é abrir a boca dos gatos e jogar o comprimido bem lá na garanta. Só assim deu certo kkk

VERMIFUGAÇÃO:

A mãe pode transmitir vermes aos filhotes tanto pela placenta como pelo aleitamento. Vermifugar a fêmea antes do acasalamento é uma medida preventiva para que os filhotes nasçam livres de vermes que podem causar diarréias, anemia e até comprometer a vida do filhote. Todos os gatinhos devem ser vermifugados após o nascimento, seguindo o esquema:

30 dias de idade: 1a. dose
45 dias de idade: 2a. dose
60 dias de idade: 3a. dose

Recomenda-se exame de fezes logo que o animal chegar em casa para a pesquisa de protozoários. O veterinário irá prescrever o vermífugo para o seu gato.

VACINAÇÃO

É, sem dúvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o gato adulto. Os animais devem ser imunizados antes de começarem a ter contato com outros felinos. Existem muitas doenças virais que podem acometer os gatos e são causadoras de grande número de mortes, principalmente nos filhotes.

As vacinas que seu gato deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que irá cuidar de seu animal. As vacinas múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla) e anti-rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação. Abaixo, um calendário para a vacinação de filhotes, com as vacinas existentes no mercado:

GATOS:
vacinas - múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla) e anti-rábica

- 45 a 60 dias: 1a. dose vacina múltipla*

- 21 dias após a 1a. dose: 2a. dose vacina múltipla
- a partir de 4 meses de idade: anti-rábica
Este quadro mostra todas as vacinas disponíveis no mercado. Cabe ao veterinário decidir o melhor esquema para cada animal.


* (rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e leucemia felina, clamidiose)

Gatos adultos que nunca foram vacinados ou filhotes que já passaram da época de vacinação devem receber 2 doses de vacina múltipla (intervalo de 21 dias entre elas) e 1 dose de vacina anti-rábica. Isso também vale para gatos de procedência desconhecida, quando não se tem conhecimento ou certeza sobre o histórico de vacinação.


Não se deve vacinar filhotes com menos de 45 dias de idade, a menos que a gata nunca tenha sido vacinada, pois as vacinas podem ser inativadas pelos anticorpos passados da mãe para a cria.

IMPORTANTE: REFORÇO ANUAL DE TODAS AS VACINAS!


Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)

Agradecendo ao site super útil:
Webanimal
www.webanimal.com.br