sábado, 31 de outubro de 2009

Gravida e gatos

Assim que soube que estava gravida, muitas pessoas se preocuparam perguntando o que eu ia fazer com os gatos. Para alguns eu respondi "Vou fazer um churrasco é claro!" mas falando sério expliquei que os meus gatos são vacinados, limpinhos, não saem do apartamento, não tem contato com outros bichos...
É claro que conversei com meu médico e com o veterinário!
Lavar sempre as mãos, não limpar mais a caixa de areia, xi, sobrou serviço pro maridão.

Toxoplasmose

http://www.policlin.com.br/drpoli/116/

Introdução

A toxoplasmose é uma infecção parasitária que atinge um grande número de pessoas no mundo inteiro, mas raramente o parasita manifesta-se como doença. Algumas pessoas têm um risco elevado de doença grave ou ameaçadora à vida por causa deste parasita. Isto inclui as crianças infectadas ao nascimento, pessoas com AIDS, pessoas com câncer, e as pessoas que se submeteram a um transplante de medula óssea ou de um órgão.

A toxoplasmose é uma infecção causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita unicelular que vive a maior parte de seu ciclo de vida no corpo de gatos. Como o gato infetado pode passar milhões de parasitas de Toxoplasma diariamente em suas fezes, a toxoplasmose pode se espalhar facilmente a quase qualquer outro animal que compartilhe o ambiente com os gatos. Em humanos, o Toxoplasma entra normalmente no corpo através de água e dos alimentos. Isto também pode acontecer quando as pessoas tocam sua boca com as mãos sujas, especialmente depois de limparem o lixo do local em que o gato dorme, ou ainda quando se come carne não cozida.

Os parasitas do Toxoplasma se multiplicam dentro das células que revestem o trato digestivo humano. Eles podem se espalhar a quase qualquer órgão no corpo, inclusive o cérebro, músculos, coração, olhos, pulmões e linfonodos. Em pessoas saudáveis, o sistema imune do corpo eventualmente interrompe essa expansão, embora alguns parasitas restantes podem permanecer dormentes indefinidamente no cérebro ou na retina.

Em pessoas cujas defesas imunes estão debilitadas por causa da AIDS, do câncer ou de medicamentos imunossupressores, uma nova infecção de toxoplasmose pode se espalhar descontroladamente e pode se tornar fatal, ou ainda, parasitas “adormecidos” de uma toxoplasmose antiga podem ficar ativos novamente e causar doença grave. Esta situação é especialmente perigosa para pessoas com AIDS. Nestas pessoas, a toxoplasmose pode reativar e causar uma infecção grave no cérebro (encefalite) que pode levar a ataques epiléticos e outros problemas neurológicos. Se a doença é mantida sem tratamento, o índice de mortalidade das encefalites é muito alto. Além de ser digeridos, os parasitas Toxoplasma podem entrar no corpo através de transfusões de sangue contaminado ou por transplantes de órgãos retirados de doadores infectados. Além disso, se a toxoplasmose se desenvolver em uma mulher grávida, há 50% de chance que os parasitas atravessarão a placenta e causar toxoplasmose na criança - toxoplasmose congênita.

Quadro Clínico

Em pessoas com defesas imunes normais, até 90% de casos de toxoplasmose não causam qualquer sintoma, assim a infecção freqüentemente não é reconhecida. Nos relativamente poucos casos nos quais os sintomas se desenvolvem, os mais comuns são:

o Inchaço indolor dos linfonodos,

o Dores de cabeça,

o Mal-estar (uma sensação de estar doente),

o Cansaço,

o Febre baixa.

Em casos raros, os pacientes experimentaram também dor muscular, dor de garganta, dor abdominal, erupção cutânea ou sintomas neurológicos.

Em pessoas com sistemas imunes debilitados, especialmente aqueles com AIDS, os sintomas da toxoplasmose estão freqüentemente relacionados ao cérebro são graves. Estes sintomas podem incluir:

o Perturbações das funções mentais, especialmente desorientação, dificuldade de concentração, ou mudanças no comportamento,

o Febre,

o Dor de cabeça,

o Ataques epiléticos,

o Perturbações em função de nervo, movimentos especialmente anormais, dificuldade caminhando, dificuldade que fala e perda parcial de visão.

Além disso, se a toxoplasmose afetar os olhos de uma pessoa com um sistema imune debilitado, o paciente pode se queixar de visão borrada, "manchas" no campo de visão, dor nos olhos e sensibilidade extrema à luz. Se a toxoplasmose afetar os pulmões, pode haver falta de ar, febre, tosse seca, hemoptise (tosse com eliminação de sangue) e, eventualmente, insuficiência respiratória.

Se uma mulher desenvolve toxoplasmose durante a gravidez ou até seis semanas antes de ficar grávida, a criança pode nascer com toxoplasmose congênita. A criança freqüentemente não tem nenhum sintoma ao nascimento. Porém, um exame completo normalmente descobrirá sinais de infecção nos olhos da criança. Outros sintomas do recém-nascido podem incluir:

o Tamanho do corpo extraordinariamente pequeno,

o Estrabismo (um olho que não se move ou é desalinhado), ou outros problemas oculares,

o Cabeça grande ou pequena,

o Convulsões,

o Icterícia (pele e olhos amarelos),

o Linfonodos aumentados (ínguas),

o Erupção cutânea,

o Atrasos no desenvolvimento ou retardo mental.

Além disso, a toxoplasmose congênita aumenta o risco de morte fetal ou de parto prematuro.

Diagnóstico

O médico irá colher uma história clínica para descobrir se existe qualquer problema que debilitaria as defesas imunes do corpo do paciente contra a toxoplasmose, incluindo o HIV ou a AIDS, câncer, uma deficiência imune congênita (herdada) ou um transplante de órgão. Além disso, ele irá revisar os medicamentos atualmente em uso para conferir se há qualquer remédio que possa suprimir ou possa diminuir as defesas imunes, permitindo aos parasitas da toxoplasmose tornarem-se ativos. O médico também perguntará se houve exposição a gatos, especialmente gatos de rua que matam e comem presas pequenas. Para avaliar o risco de toxoplasmose relacionado à comida, o médico perguntará se a pessoa come freqüentemente carne crua ou exótica.

Se a pessoa tiver sintomas de toxoplasmose, o médico irá examinar os linfonodos aumentados (ínguas) e irá procurar por sinais de envolvimento do cérebro e danos aos olhos. Para fechar o diagnóstico, ele solicitará exames de sangue para checar os anticorpos (proteínas de defesa feitas pelo sistema imunológico) contra o parasita da toxoplasmose. Dependendo dos níveis sanguíneos de certos anticorpos, o médico pode definir se a pessoa tem ou não toxoplasmose ativa ou se só teve um episódio no passado. A maioria das pessoas saudáveis não se lembra de um episódio que teve no passado, porque 90% delas nunca têm sintomas. Se você tiver uma toxoplasmose aguda, o diagnóstico pode ser confirmado pela identificação dos parasitas da toxoplasmose em amostras do sangue, fluidos do corpo ou tecidos infectados.

Se há suspeita de que a toxoplasmose afetou o cérebro, o médico solicitará uma tomografia computadorizada (uma TC) de crânio ou um exame de Imagem de Ressonância Magnética (IRM) para detectar evidências de encefalite.

A Toxoplasmose Congênita pode ser diagnosticada antes do nascimento através de um ultra-som ou de um procedimento chamado amniocentese. Depois do nascimento, a criança pode fazer os seguintes exames:

o Exame de olho,

o Exame neurológico,

o Tomografia Computadorizada de crânio,

o Análise de laboratório do fluido cérebro-espinhal (Exame do líqüor) tirado durante uma punção lombar (na espinha).

Prevenção

Você pode ajudar a prevenir a toxoplasmose tomando as seguintes precauções:

o Não coma carne crua, principalmente as mais exóticas,

o Lave completamente suas mãos depois que você manipulou carne crua, depois trabalhar em seu jardim, e após ter trocado a caixa de lixo do gato,

o Se você está grávida ou tem um sistema imune debilitado, não manipule carne crua ou tenha contato com gatos. Se você não puder evitar estas coisas, use sempre luvas.

o Se você possui um gato, mantenha-o em lugar fechado e alimente-o com comida comprada em loja (Pet-shop) enlatada ou seca, evitando carne crua.

o Se você tiver o HIV, você fará um exame para saber se você tem anticorpos contra a toxoplasmose em seu sangue, que indicaria que você foi infectado no passado. Se o exame for positivo, e se seu sistema imune estiver severamente debilitado, você será tratado com medicamentos, como o antibiótico Sulfametoxazol-Trimetoprim (Bactrin ®) para impedir que a doença se reative. Se o exame dos anticorpos for negativo, você será aconselhado a evitar a infecção usando as técnicas descritas acima.

Tratamento

Na maioria dos casos, se a pessoa é saudável, nenhum tratamento é necessário a menos que os sintomas sejam graves ou extraordinariamente persistentes. Se a toxoplasmose afetar os olhos, o médico pode tratar com antibióticos.

Se o paciente tiver um sistema imune debilitado, o médico irá tratar com uma combinação de drogas para matar o parasita da toxoplasmose. Alguns medicamentos que estão sendo atualmente usadas são a Pirimetamina (Daraprim ®), Sulfametoxazol-Trimetoprim (Bactrin ®), Sulfadiazina (Triglobe ®) ou Clindamicina (Dalacin ®).

Recém-nascidos com toxoplasmose congênita são tratados por pelo menos um ano com uma combinação de antibióticos. Se a mulher desenvolve toxoplasmose durante a gravidez, seu médico pode prescrever medicamentos que reduzirão o risco da criança desenvolver toxoplasmose congênita. Estes medicamentos incluem a Espiramicina (Rovamicina ® Periodontil ®), Pirimetamina e Sulfadiazina. Para diminuir a possibilidade desenvolver problemas congênitos (ao nascimento) relacionado aos remédios, o tipo e a duração do tratamento dependerá de qual trimestre está a gravidez.

Qual médico procurar?

Procure um infectologista (especialista em doenças infecto contagiosas) se você desenvolver sintomas de toxoplasmose, especialmente se você está grávida ou tem qualquer condição clínica que debilite seu sistema imune. Se você estiver planejando ficar grávida, pergunte a seu ginecologista se há necessidade de um exame de sangue pré-gravidez para toxoplasmose.

Prognóstico

As pessoas com AIDS que recuperaram de uma toxoplasmose aguda têm risco elevado de terem episódios no futuro, porque o parasita fica “adormecido” e pode ser reativado. Para se prevenir isto, um paciente com AIDS tem que começar um regime de preventivo de medicamentos e continuar tomando os remédios enquanto seu sistema imune mantiver debilitado. Uma combinação de remédios profilática popular — Sulfametoxazol-Trimetoprim (Bactrin ®) — também ajuda a prevenir a pneumonia pelo Pneumociste carinii, uma infecção que atinge os pacientes com AIDS e que têm o sistema imune debilitado. Esta combinação de remédios pode ser responsável pela diminuição da toxoplasmose cerebral vista em pacientes com AIDS. Muitos casos de toxoplasmose congênita podem ser curados com medicamentos. Até mesmo crianças que tiveram infecções severas ao nascimento podem nunca vir a mostrar sinais de lesão grave a longo prazo se eles são diagnosticados e tratados precocemente. Atrasos no diagnóstico e no tratamento podem contribuir para um prognóstico ruim.

Se uma mulher grávida desenvolve toxoplasmose, o risco de seu bebê evoluir com toxoplasmose congênita diminui em 60% se ela é tratada corretamente com medicamentos.

Um comentário:

  1. eu tenho toxoplasmose descobri isso hoje, o medico disse que tenho alta avidez
    mesmo assim estou muito preocupada

    ResponderExcluir