segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sua calcinha parece que está sempre molhada?

É impressão ou realmente tenho mais muco vaginal agora que estou grávida?

É bem comum ter uma quantidade maior de secreção vaginal (também chamado de leucorréia) durante a gravidez. A maior parte das causas é benigna e normal. Esse muco, que tem aspecto leitoso e praticamente inodoro, é causado pelo aumento do fluxo de sangue na área da vagina, mas não chega a ser muito diferente do tipo que você já tinha antes de engravidar -- só o volume que é bem maior.

Para algumas mulheres, a produção de muco aumenta à medida que o parto se aproxima. Na realidade, a maior quantidade e um aspecto mais grosso dessa secreção ao final da gravidez podem ser sinal de que o grande dia está chegando. Você também vai notar bem mais muco quando o chamado tampão do colo do útero -- uma grossa camada de muco -- se soltar, pouco antes do trabalho de parto.

Como lidar com as secreções?

Lembre-se de que elas são mais uma das muitas mudanças temporárias que vêm com a gravidez. Mantenha a área genital limpa, use calcinhas de algodão, evite calças justas ou de nylon, perfumes e sabonetes desodorantes. Se precisar, utilize absorventes de uso diário, e nunca absorventes internos.

Os médicos recomendam evitar dirigir duchas fortes para dentro da vagina, porque em casos raros elas podem introduzir ar no sistema circulatório pela própria vagina, algo que pode levar a complicações sérias.

As secreções podem ser sinal de alguma coisa mais grave?

Se o corrimento mudar de aspecto, preste atenção. Cheiro forte, consistência mais grossa, coloração amarelada ou esverdeada, coceira ou queimação podem ser sinal de candidíase ou alguma outra infecção. Fale com seu médico, já que isso deve ser tratado antes de o bebê nascer.

Converse também com o obstetra caso note um corrimento amarronzado, sem sangramento.

O que faço para prevenir uma infecção vaginal?

Não há um método garantido, mas veja algumas dicas para tentar evitá-las:

• Lave bem as mãos antes e depois de ter contato com a vagina e limpe a área da frente para trás depois de ir ao banheiro.

• Tente tomar iogurte natural ou bebidas com lactobacilos vivos, que podem ajudar a combater infecções.

• Reduza o máximo que conseguir o açúcar refinado de sua alimentação.

3 comentários:

  1. Oi!!estou restringindo o acesso ao meu blog, vou deixar apenas para convidados..queria muito seu email pra poder mandar a permissão..vc me manda?
    Pode mandar por email mesmo: milanez.aline@gmail.com
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Oieeee! só passei pra avisar que atualizei meu blog!!
    É só clicar no link que vc vê!
    Espero sua visita!!
    www.familiamila.blogspot.com

    bjs!!

    ResponderExcluir
  3. estou com 37 semanas e o corrimento aumenta cada vez mais,sera q esta chegando o grande dia?

    ResponderExcluir