segunda-feira, 2 de novembro de 2009

11 semanas

11 semanas baby center

Do alto da cabeça até o bumbum, o feto tem 4 centímetros e o corpo todo formado, desde os dentes até as unhas do pé. Seu bebê leva uma vida agitada, dando chutes e se esticando; os movimentos são tão fluidos que parecem um balé aquático.

Os dedos das mãos e dos pés já se separaram totalmente. A principal tarefa do feto, durante os próximos seis meses, é crescer e se fortalecer até ser capaz de sobreviver por conta própria fora do útero.

Talvez seu médico sugira que você faça o exame de translucência nucal, por ultra-som, para detectar sinais de problemas genéticos. Esse exame é feito entre a 11a. e a 14a. semana de gestação, e os resultados são avaliados em conjunto com os do ultra-som.

Pode ser que apareça na sua barriga uma linha vertical escura. Seu útero já está acima dos ossos da pelve e o médico já consegue senti-lo num exame externo.

Como sua vida está mudando

Um dos pontos mais divertidos das consultas de pré-natal é poder ouvir o som das batidas do coração do bebê, pelo aparelho que os médicos usam. É um momento sempre emocionante escutar aquele barulho rápido, que parece um cavalo galopando.

Não se assuste se o médico não conseguir encontrar os batimentos nesta fase (alguns nem tentam, porque sabem que às vezes pode ser difícil, e não querem causar preocupação).

Há obstetras que possuem aparelho de ultrassom no próprio consultório, e a grávida tem a chance de dar uma olhadinha no bebê com mais freqüência.

Dicas úteis

Agora que o tubo neural do seu bebê está formado, os obstetras costumam substituir o suplemento de ácido fólico por algum tipo de multivitamina especial para grávidas. Por conter ferro, essas vitaminas podem piorar o enjoo. Uma opção pode ser tomar a vitamina à noite, e não de manhã. Converse com o médico. Além disso, é importante continuar se alimentando bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário