segunda-feira, 2 de novembro de 2009

12 semanas

12 semanas baby center

Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga.

O feto se mexe se alguém cutuca a sua barriga, mas você ainda não consegue sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.

O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.

O médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. Agora, que você está entrando no segundo trimestre, acaba não tendo como fugir das roupas mais folgadas.

Pode ser que a sensação de enjôo passe, e você perceba que seu apetite voltou. Saiba que nutrientes você precisa comer nas próximas semanas.

Como fica sua vida

Seu enjoo deve estar melhorando, e logo você terá mais energia no dia-a-dia. Também deve estar mais aliviada porque o risco de aborto espontâneo agora diminui drasticamente. Talvez seja difícil de acreditar, se você ainda tem náuseas o tempo todo, mas logo seu apetite vai voltar. Prefira comer carnes bem passadas para reduzir os riscos de toxoplasmose.

Seus dentes e gengivas ficam mais sensíveis e sujeitos a problemas durante a gravidez, por isso o ideal é marcar uma consulta no dentista -- embora ele provavelmente vá evitar que você seja submetida a um raio x (se ele for necessário, você vai usar um avental de chumbo).

Você também deve ter notado que sua gengiva sangra mais quando você escova os dentes ou passa o fio dental, mas isso é normal. Uma alternativa é usar escovas de dentes bem macias.

É um bom momento para pensar no seu visual. Pense em comprar algumas peças básicas de roupa especial para grávidas, que dure a gestação toda. Amigas e parentes costumam emprestar roupas de gestante umas às outras, já que elas são usadas por pouco tempo. Não tenha vergonha de pedir. Você também entrará no círculo depois, emprestando as peças que eventualmente comprar.

Para pensar

Não se preocupe se a ultrassonografia revelar que sua placenta está baixa -- em 90 por cento dos casos ela muda de lugar até a 28a semana.

As estrias podem aparecer já nesta fase, principalmente nos seios -- usar um sutiã com boa sustentação pode ajudar a preveni-las, ou pelo menos reduzir os danos. Manter a pele hidratada é sempre bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário