segunda-feira, 2 de novembro de 2009

14 semanas

14 semanas baby center

O corpo agora cresce mais rápido que a cabeça. Esta semana, a pele, fina como um papel de seda, cobre-se de lanugo (um pêlo finíssimo e macio que costuma desaparecer antes do nascimento). As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir, mas o cabelo pode mudar de cor e de textura depois que o bebê nascer.

Nesta fase, o feto consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Talvez saiba até chupar o dedo. Os pesquisadores acreditam que esses e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro.

Se você ainda não fez a medição da translucência nucal, o período ideal para realizar o exame termina esta semana.

Pelo ultra-som, o médico mede a espessura de uma dobra no pescoço do bebê, para detectar sinais de síndrome de Down ou outros problemas congênitos. Talvez seu obstetra recomende a realização de uma amniocentese entre a 15a e a 18a semana de gravidez.

A indicação costuma ser feita para mulheres com mais de 35 anos ou com histórico de problemas genéticos, mas é a família que decide se ela deve ser feita ou não.

Como fica sua vida

Provavelmente, você está se sentindo mais esperta e com mais vigor do que nos três primeiros meses de gestação. Algumas mulheres, infelizmente, continuam a ter enjoos. Se você ainda está se sentindo muito mal, mencione isso para o obstetra.

A maioria das mulheres considera o segundo trimestre de gravidez o mais fácil, já que fica mais fácil dormir e a barriga não está grande demais para impedir uma boa movimentação. Aproveite esses meses intermediários para nadar, caminhar e fazer atividades aeróbicas de baixo impacto.

É uma boa hora para definir aspectos práticos do pós-parto, como a licença-maternidade e com quem seu filho ficará quando você voltar ao trabalho. Troque uma ideia com amigas que já passaram por isso e podem ter boas sugestões.

Dicas úteis

Agora que você já pode contar sobre a gravidez para todo mundo e que o risco de aborto espontâneo é mínimo, dá para começar a pensar mais concretamente nos aspectos práticos da chegada do bebê, como escolher o nome e pensar na decoração do quarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário