segunda-feira, 2 de novembro de 2009

28/9 2º ultrasom com 12 semanas TN


As imagens impresas do meu ultrasom ficaram muito embassadas, na hora dava pra ver direitinho mas na impressão que nada. Então peguei esta imagem na internet de um bebê com 12 semanas.

Que alívio, depois do susto no final de semana, to melhor e é muito bom ver o bebê, escutar o coração e verificar a TN (transnucência nucal), medida da nuca do bebê que deu 1,3. O bebê mexeu bastante, pra lá e pra cá, mexeu os bracinhos e perninhas. Levou até bronca para ficar quieto pois o medico não conseguia medir um lugarzinho específico do coração. Que coisa mais linda meu trocinho kkkkk 4,84 cm de comprimento, coração com 162 bpm.

A translucência nucal ( TN ) é uma prega na nuca do feto, decorrente de um acúmulo de líquido sub-cutâneo na região cervical, que deve ser medida entre 11 e 13 semanas + 6 dias para o rastreamento de síndromes fetais ( cromossomopatias ), dentre elas a trissomia do par 21 ( síndrome de Down ), a trissomia do 13 ( síndrome de Patau ) e do 18 ( síndrome de Edwards ), síndrome de Turner, além de inúmeras outras .

Para ser considerada normal deve medir no máximo 2,5 mm de espessura. Este acúmulo de líquido é decorrente de uma insuficiência cardíaca fisiológica que os pequenos fetos apresentam nesta fase, pois eles crescem muito rápido e o número de sarcômeros das fibras do miocárdio ( músculo do coração) são insuficientes transitoriamente para suprir esta necessidade. Após este período esta insuficiência cardíaca fisiológica desaparece pois o coração fetal torna-se suficiente este flúído desaparece na nucal fetal. Em alguns casos quando esta prega tem uma espessura superior a 2,5 mm, pode significar uma insuficiência cardíaca mais acentuada. Como na grande maioria das síndromes fetais os fetos apresentam insuficiência ou anormalidades cardíacas, os pequenos fetos que tem a translucência anormalmente aumentada apresentam uma probabilidade maior de terem uma síndrome, como a síndrome de Down ou cromossopatia, ou simplesmente uma insuficiência cardíaca.

Aproximadamente 75% dos fetos portadores da síndrome de Down ( trissomia do 21 ) possuem a translucência nucal aumentada. Portanto a translucência nucal de espessura normal ( abaixo de 2,5 mm de espessura não exclui a possibilidade de síndromes fetais.

Assim também como a translucência aumentada não fecha o diagnóstico, aumenta o risco do feto vir a ter uma síndrome fetal. Portanto a translucência nucal é um marcador que faz parte do rastreamento de síndromes fetais no primeiro trimestre da gestação.

2 comentários:

  1. Vc fez uma super perquisa mamãe!!!!
    Mas não se preocupe, esta criança foi muito desejada e agora que ela esta em seu ventre esta sendo mais desejada ainda... Não só por vc e seu marido, mas tbm por todos que estão pertinho de vc, ou longe talvez... O que realmente vale é vc merece esta grávida.
    Vc merece estas sensações, vc merece este carinho do bebe que esta chegando e que só te trara felicidade... Não se preocupe com sindromes disso ou daquilo, seu bebe sera super saudavel e amado... Não diferente dos que possuem alguma sindrome, que são tão amados e queridos qto todos, uma sindrome não significa desespero e sim força, animo para ver o qto a vida vale a pena e o como as pessoas tem de mudar suas visões...
    Seu bebe sera saudavel, lindo, perfeitinho, afinal ele é uma criação divina... Então nunca se esqueça Deus colocou em tuas mãos uma obra prima, por que vc mereceu ser abençõada!!!
    Adora vc....
    Mamãe babona!!!
    Bjinhos Ariane

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ariane vc é mto fofa! Adorei o comentário. Bjs babados Cy

    ResponderExcluir